31/05/2017 às 08h31min - Atualizada em 31/05/2017 às 08h31min

Prefeitura continua apoiando o Projeto Barraginha no município de Leopoldina

Para o chefe do executivo municipal, o que estiver ao alcance de sua administração, será promovido em benefício da classe rural.

Os lagos também podem receber chuvas captadas nos telhados e direcionadas para os reservatórios.
O município de Leopoldina foi um dos primeiros a aderir esse projeto de "construção de bacias de captação de enxurradas", na região. Além de disponibilizar sua Equipe Viária e seus equipamentos, a Prefeitura que é parceira deste projeto desde o seu início, está através de sua Secretaria de Agricultura, disponibilizando seus operadores de máquinas para participarem do curso prático de construção de barraginhas.

Com muito entusiasmo, o chefe do executivo acompanhado de seu vice-prefeito Marcinho Pimentel, seu secretário de agricultura Alfredo Mendes e de membros da secretaria de meio ambiente, participou na manhã desta terça feira 30 de maio, de proveitosa Palestra técnica com o Engenheiro Agrônomo Dr. Ricardo Tadeu Galvão - Coordenador Técnico da EMATER de Muriaé. O evento promovido pela EMATER/Leopoldina, teve sua primeira etapa realizada no salão nobre da Coopleste, e a segunda, parte prática com operadores de máquinas, aconteceu na propriedade rural do Nivaldo Junqueira, onde os operadores da Prefeitura puderam construir de forma prática, uma bacia de contenção. Estiveram presentes ao evento, produtores rurais e representantes de várias entidades ligadas ao meio rural, como o presidente da Coopleste, do CMDRS, da Caprileo, vereador entre outros.
O  prefeito, o vice e o secretário estiveram presentes
Para o chefe do executivo municipal, o que estiver ao alcance de sua administração, será promovido em benefício da classe rural.

"Um dos fatos que têm contribuído com o aproveitamento do Projeto Barraginha em nosso município, é o apoio da Secretaria de Agricultura, que desde o início, não tem medido esforços para apoiar essa ação em benefício do Homem do Campo. Diante dos desafios que estamos enfrentando com essa crise política instalada em nosso país, só nos resta apoiar ainda mais o produtor rural. Estamos com a nossa Patrulha Rural atendendo produtores dos nossos distritos, através de aração, gradeação de terra e até incentivando a manter viva a cultura do plantio de arroz na Comunidade das Palmeiras", finalizou Dr. José Roberto.

O que são bacias de captação de enxurradas

São estruturas construídas no terreno, em forma de bacia/caixa ou terraço, utilizadas no controle de enxurradas e da erosão do solo.

Função

A função desse sistema é captar as enxurradas, propiciando a infiltração da água acumulada no pequeno lago formado pela bacia e a retenção dos sedimentos para lá carreados.

Benefícios

Além de evitar que as enxurradas provoquem danos no terreno, as bacias promovem a recarga do lençol d'água (aquífero freático) e a manutenção de nascentes e demais corpos d’água. Esse proporciona a elevação do nível d'água no solo, o que pode ser percebido visivelmente pelo nível de água das cisternas, pelo umedecimento das baixadas e também pelo ressurgimento de minadouros. Por outro lado, ao conterem sedimentos e outras substâncias carreadas nas enxurradas (terra, adubo, agrotóxicos, estercos e outros), as bacias de captação protegem os corpos d'água do assoreamento e da contaminação.

O objetivo da construção das bacias é, portanto, aproveitar racionalmente as águas das chuvas, reduzindo ao mínimo suas perdas por enxurradas e, ao mesmo tempo, dar às áreas trabalhadas a segurança de sua conservação permanente.

Tais bacias são também muito úteis na conservação das estradas, pois, além dos benefícios já citados, elas contribuem para a retenção do cascalho carreado pelas enxurradas, o qual poderá ser reaproveitado.

Localização

As bacias de captação as áreas onde ocorrem enxurradas, podem ser construídas ás margens de estradas vicinais e de carreadores, ao longo e no final de terraços e a montante de nascentes.

O primeiro passo para a localização de um levantamento sobre a áreas em questão, especialmente quanto ao relevo e tipo de solo existente.

As bacias são locadas e dimensionadas tanto em número quanto em tamanho, em função do volume da enxurrada o qual é determinado pela área de contribuição ou área de drenagem a montante e do declive do terreno.

Por Cimar Onofre Barbosa – Extensionista da EMATER-MG em Leopoldina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »