05/06/2017 às 09h34min - Atualizada em 05/06/2017 às 09h34min

Você é a favor da criação de novos pontos de táxis em Leopoldina?

Considerada a população de 53 mil habitantes, temos em Leopoldina um táxi para cada grupo de 1.395 habitantes.

Luiz Otavio Meneghite
Leopoldina tem hoje menos de 40 taxis em atividade
Desde que o prefeito José Roberto de Oliveira sancionou a lei de autoria da vereadora Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em reunião realizada no dia 19 de outubro de 2015, padronizando o serviço de táxi em Leopoldina, fala-se na possibilidade de aumentar o número de veículos licenciados nos seis pontos atualmente existentes na cidade.
 
Três desses pontos estão localizados na região mais central da cidade a saber: na rua Plóbio Cortes de Paula, junto à praça General Osório; na praça Félix Martins, junto ao Calçadão Francesco Calábria; na rua Francisco Gama, junto à praça João XXIII; no Terminal Rodoviário Jairo Salgado da Gama; ao lado do Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, no bairro Bela Vista e na rua Benedito Valadares, junto à praça Zequinha Reis, popularmente conhecida como praça da Bandeira. Existem ainda dois táxis licenciados na zona rural, um na vila de São Martinho e outro no distrito de Providência, totalizando 38 automóveis com permissão para transportar passageiros mediante pagamento no município, segundo informação do setor de fiscalização da Prefeitura de Leopoldina.
 
Considerando que quase a totalidade dos táxis locais trabalham 24 horas por dia podemos deduzir que existem cerca de 80 profissionais trabalhando na atividade considerando os diurnos, os chamados ‘vagalumes’ e os folgadores. Considerada a população de 53 mil habitantes, temos em Leopoldina um táxi para cada grupo de 1.395 habitantes.
 
Os táxis piratas ou bandalhas
 
É público e notório a existência em Leopoldina de táxis piratas ou bandalhas como preferem alguns. São veículos que transportam passageiros mediante pagamento sem, contudo, estarem licenciados para isso e são emplacados com placas na cor cinza, que identifica o carro particular. Uma característica do carro clandestino é que ele não tem ponto autorizado pelo Poder Público nem possui identificação como os táxis legalizados, atendendo seus clientes exclusivamente via telefone celular.
 
Quando teve o seu projeto de padronização aprovado pela Câmara Municipal, a vereadora Kélvia Raquel justificou que a padronização era um desejo de grande parte dos taxistas e da população leopoldinense.  Naquela ocasião, ela disse ao jornal Leopoldinense que “a padronização teve a pretensão de evitar o transporte ilegal e clandestino de passageiros, pois daria maior visibilidade para os clientes”. Segundo Kélvia, “a padronização foi também uma reivindicação do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Leopoldina e foi respeitado o consenso alcançado durante debates sobre o assunto, além de respeitar as normas legais vigentes e exigíveis”, justificou. Em contato com a reportagem, a vereadora disse na ocasião que teve a idéia de apresentar o projeto de lei a partir de uma matéria publicada no jornal Leopoldinense.
 
O projeto da vereadora foi aplaudido pela população, mas há quem diga que o número de carros oficialmente emplacados como táxis em Leopoldina está aquém das reais necessidades do município, o que, por si só explicaria a existência dos táxis piratas que atendem os clientes exclusivamente via telefone celular. Também há quem ache que os pontos são mal distribuídos pela cidade com uma concentração maior na área central de Leopoldina e que uma simples redistribuição dos pontos resolveria o problema. Especificamente em bairros, existe apenas os pontos da praça da Bandeira e o do Bela Vista. Estaria faltando táxi em Leopoldina? Os pontos atuais são mal distribuídos? A solução para acabar com os táxis piratas estaria na abertura de novos pontos oficiais? Com o único propósito de colaborar com as autoridades competentes, o jornal Leopoldinense disponibiliza a seguinte enquete:
 
Você é a favor da criação de novos pontos de táxis em Leopoldina?
CLIQUE PARA VOTAR

-Sim
-Não
-A redistribuição de pontos resolve.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »