18/06/2014 às 17h12min - Atualizada em 18/06/2014 às 17h12min

Othon Valentim Filho

Quando jogou pelo Junior de Barranquilla na Colômbia

João Gabriel Baía Meneghite

Acervo - Junior Barranquilla

Othon Valentim Filho nasceu em Leopoldina/MG em 20/12/1944. Filho de Othon Fernandes Valentim e Alice Rodrigues Valentim. Começou a se destacar pelo Ribeiro Junqueira no final da década de 1950, indo em seguida para o juniores do Botafogo, onde chegou na equipe principal, jogando junto com Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Zagalo, Rildo, Amarildo, Gerson, Manga entre outros craques que ficaram conhecidos mundialmente. Othon teve passagens pelo Internacional, onde formou ataque com Valdomiro, Bráulio e Claudiomiro. Jogou pelo Olaria, Bahia, Deportivo Junior Barranquilha da Colômbia e pela Seleção Brasileira, onde foi campeão Pan-Americano pela sub vinte em 1963, além de haver jogado nas Olimpíadas do Japão.

Rápido, habilidoso, inteligência privilegiada, emérito driblador, chute potente com as duas pernas, sendo que não dava para identificar se era destro ou canhoto. Essas eram as características do craque leopoldinense que fez sucesso no Botafogo.

Um torcedor do botafogo escreveu no blog “Mundo Botafogo” que Othon Valentim foi um dos maiores craques revelados pelo Botafogo nos anos sessenta do século passado. Porém, tal como aconteceu a outro craque, Arlindo, revelado na mesma época, Othon encerrou precocemente a sua carreira.

Jesiel Ribeiro relatou assim as suas impressões acerca de Othon quando era frequentador de General Severiano para observar as revelações da época: “Estes juvenis constituíam um timaço e faziam contra-ataques absolutamente ‘mortais’. Em certos momentos davam corda ao adversário, fingindo-se dominados. Na primeira chance, bola nos pés de Arlindo que esticava para Jairzinho, ou Othon, voando, um ou outro, pelo meio dos zagueiros adversários e presenteando o sempre raçudo, rompedor e ‘matador’ Roberto – um amigo e também botafoguense – que só tinha o trabalho de faturar.”

“Presenciei jogadas geniais de Jair, com dribles pelo lado direito, a exemplo de Mané, e com uma explosão que deixava atônitos os zagueiros adversários. Mas o melhor do time era o Othon Valentim. Tinha um chute forte, era muito bom driblador e um artilheiro nato, fazendo sempre muitos gols e servindo de garçom para os companheiros.”

“Porém, um brucutu do Corinthians, após levar um autêntico baile do garoto no Maraca, arrebentou-lhe o joelho e encerrou precocemente uma carreira promissora. Após a segunda cirurgia não foi mais o mesmo e encerrou a sua curta carreira. Tenho a certeza absoluta que ele teria um futuro brilhante no nosso clube.”

Na sua curta carreira, Othon Valentim teve momentos fulgurantes de glória, especialmente nos anos em que foi juvenil. O craque foi tricampeão carioca juvenil de 1961-62-63 pelo Botafogo e campeão pan-americano pelo Brasil em 1963.
Após encerrar a carreira de jogador formou-se em Educação Física, tendo feito Pós-Graduação em Futebol.

Ao começar a trabalhar, Othon exerceu todas as diferentes funções referentes a um membro de Comissão Técnica do futebol, bem como preparador físico, treinador de goleiro, auxiliar técnico e treinador. Percorreu todas as categorias (desde a base até o profissional), subindo assim de degrau em degrau, objetivando somar o máximo de conhecimentos inerentes a cada uma dessas funções.

Em 1981 assumiu a Direção Técnica do time principal do Botafogo. No Brasil, além do Botafogo, Othon treinou o Fluminense, Goiás, Joinville, América Mineiro e Atlético Goianiense. No exterior, foi campeão da Copa do Rei pelo Al Helal, na Arábia Saudita. Como técnico ele é criativo, estudioso e ardiloso, sabendo que uma partida pode ser decidida pelo treinador que sabe observar os mínimos detalhes do jogo. Traça como objetivo principal vencer e conquistar títulos, mas sempre visando a otimização do desempenho dos times e seus jogadores, desenvolvendo-os e aprimorando-os, criando neles um novo diferencial competitivo.

Através de constante atualização e aprimoramento de seus conhecimentos e metodologias, Othon percebeu que teria que aprofundar ainda mais em um trabalho investigativo de situações recorrentes que de fato ajudam a decidir os jogos e que ainda não eram devidamente trabalhadas no futebol.
Valentim criou um método próprio que lhe proporciona ler os mínimos detalhes técnicos e táticos do jogo, enxergar o íntimo de suas minúcias e fazer o uso adequado e potencializador delas.

Atualmente, Othon escreve para o seu Blog: http://otthonvalentim.blogspot.com/ e tem a pretensão de lançar um livro: "A Tática Individual Para o Jogo Coletivo: Futebol De Excelência”, material que será acompanhado de um DVD contendo todas as situações de jogo nele citadas e comentadas.

Carreira como técnico:
E.C. RIBEIRO JUNQUEIRA (1972) MG Brasil, BOTAFOGO F.R. (1973) Brasil - Sub.17, BOTAFOGO F.R. (1974) Brasil - Sub.19, BOTAFOGO F.R. (1975) Brasil - Sub.18, BOTAFOGO F.R. (1976 a 1978) Brasil, BOTAFOGO F.R. (1979) Brasil - Assistente Técnico, BOTAFOGO F.R. (1980) Brasil, AL-SHABAB Sport Club (1980) (Kuait) , AL-HILAL Sport Club (1981 a 1983) Arabia Saudita, AL-WAHDA Sport Club (1984 a 1985) Emirados Árabes, AMÉRICA MG F.C. (1986) Brasil, AL-JAZEERA Sport Club (1987) Emirados Árabes, FLUMINENSE F.C. (1989) Brasil, JOINVILLE F.C. (1990) Brasil, AL-HILAL Sport Club (1991) Arabia Saudita, ENTRERRIENSE F.C R. (1992), BOTAFOGO F.R. (1993) Brasil, SÃO JOSÉ F.C. (1994) Brasil, AL-WAHDA Sport Club (1995) Emirados Árabes, GOIAS S.C. (1996) Brasil, GOIANIA S.C. (1997) Brasil, ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE (1998 a 1999) Brasil, AL-SHABAB Sport Club (2000) Kwait, GOIANIA S.C. (2001) Brasil, AL-ETIFAK Sport Club (2002) Brasil, JOINVILLE S.C. (2003) Brasil, S.C. RIBEIRO JUNQUEIRA (2004 a 2005) Brasil e AL-HILAL Sport Club (2006 a 2008) Arabia Saudita.

Referencias bibliográficas

Acervo e pesquisa de Cláudio Marinho Falcão, Marcelo Leme de Arruda, Pedro Varanda e Rui Moura.
Jesiel Ribeiro: O mestre e a garotada, in Blogue Mundo Botafogo Publicada por Rui Moura em 00:05 Etiquetas: figuras http://mundobotafogo.blogspot.com/2010/01/othon-valentim-uma-promessa-por-cumprir.html
http://futpedia.globo.com/tecnicos/othon-valentim
http://othonbnsports.webnode.com.br/othon-valentim/
http://otthonvalentim.blogspot.com/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »