21/07/2017 às 15h03min - Atualizada em 21/07/2017 às 15h03min

Energisa Minas Gerais na XI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica

Campanha visa reduzir os números de acidentes e reforça ações contra as principais causas de acidentes por contato com a rede: construção e manutenção predial e ligação elétrica clandestina

TÁ SEGURO, TÁ CONTROLADO.
Este é tema da XI Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que conta com a participação das empresas associadas à Abradee-Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A campanha ‘Energia Elétrica com consciência’ pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o país e visa reduzir os números de acidentes com a rede elétrica.

O número total de acidentes entre a população Brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo nos últimos anos.  Desde que começou a fazer o monitoramento, em 2001, a Abradee revela queda gradual, ano a ano, atingindo 26%. O percentual de ocorrências de maior gravidade, com episódios fatais, caiu mais ainda: 37% nos últimos 16 anos, sendo que, só do ano passado pra cá a redução foi de 9%. No total, foram registrados, em 2016, pelas distribuidoras 773 acidentes em todo o País (7 a menos do que em 2015).

Assim como nos anos anteriores, no País, o principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção Predial, seguido, nessa ordem, por ligação elétrica clandestina, instalações de antena de TV, poda de árvore e pipa. Estes são os cinco temas abordados na XI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica.

A Energisa Minas Gerais aderiu à Semana Nacional da Segurança, que começa nesta segunda-feira, 24 de julho, conscientizando a população sobre como utilizar a energia de forma segura, sem desperdícios, e sobre os riscos e perigos, a fim de evitar acidentes e salvar vidas.

Para marcar o lançamento da campanha, a Energisa Minas Gerais vai realizar, em Cataguases, no dia 24, uma ação em praça pública com apresentação teatral, quiz, distribuição de panfletos e a presença do mascote Zé da Luz.

Vem com a gente a participar:

Segunda-feira, 24 de julho, na Praça Rui Barbosa, Centro

· 13h: distribuição de panfletos e experimentos de Eficiência Energética no caminhão da Energisa;
· 14h: apresentação da peça teatral “Segurança sempre”;
· 14h30: quiz sobre Segurança com brindes para os três primeiros colocados;
. 15h: distribuição de folhetos e encerramento.
Você que gosta de aproveitar tudo de bom que a energia elétrica pode oferecer, fique ligado nestas dicas de segurança, que fazem toda a diferença na sua vida:

1. Brinque sempre longe da rede elétrica
Solte pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, nunca tente resgatá-la.

2. Muito cuidado nas construções e reformas
Mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arame. Consulte sempre um profissional capacitado ou a Energisa para realizar esse tipo de serviço.

3. Não construa a menos de 2 metros da rede elétrica
Caso contrário, você estará expondo sua casa e todas as pessoas que moram nela a situações de grande risco.

4. Atenção ao instalar ou consertar sua antena
Cuidado com a rede elétrica sempre que for instalar ou consertar sua antena de TV. Faça isso em um lugar afastado dos fios da rede e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

5. Nunca faça poda de árvores
A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para solicitar informações sobre a responsabilidade do serviço

6. Sem exageros com sabão
Usar a quantidade correta de sabão em pó evita um novo enxágue da máquina de lavar e, com isso, você economiza energia.

7. Assista televisão com a família reunida, não em aparelhos separados
Além disso, tire o carregador da tomada quando o celular estiver carregado; evite deixar os aparelhos ligados na tomada em stand by e desligue o monitor do computador, se for demorar mais de 10 minutos para voltar.

8. Sem desperdício com o ar-condicionado
Desligue o ar-condicionado quando não tiver ninguém no ambiente. Além disso, mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado.

9. Cuidado com os horários de pico
Evite usar equipamentos de alto consumo, como ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico.

10. Durante o dia, procure utilizar sempre a luz natural
Uma ótima dica é colocar as mesas de trabalho e de leitura mais próximas das janelas.

A ABRADEE

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 41 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros.

SERVIÇO:

Abertura da XI Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica
Data: 24 de julho (segunda-feira)
Horário: das 13h às 15h
Local: Praça Rui Barbosa, Centro, Cataguases


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »