01/08/2017 às 07h22min - Atualizada em 01/08/2017 às 07h22min

Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação será apresentado nesta quarta (2)

A avaliação é periódica sobre os resultados alcançados, às ações em andamento e àquelas que não tenham sido realizadas, para orientar a tomada de decisões.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
A Audiência Pública será no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira
A Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina remarcou para esta quarta-feira, 2 de agosto, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, a Audiência Pública para Apresentação do Relatório Preliminar de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 31 de julho, pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Porque o Monitoramento e Avaliação do Plano

Com a Emenda Constitucional nº 59/2009, os planos decenais de educação passaram à condição de instrumentos de planejamento que ultrapassam períodos de governo; abrangem em sua essência todo o território a que pertencem e compreendem todos os níveis, etapas e modalidades de ensino a que os cidadãos têm direito.

O monitoramento deve ser um ato contínuo de observação, pelo qual são tornadas públicas as informações a respeito do progresso que vai sendo feito para alcance das metas definidas.

A avaliação deve ser entendida como o ato periódico de dar valor aos resultados alcançados até aquele momento, às ações que estejam em andamento e àquelas que não tenham sido realizadas, para determinar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e para orientar a tomada de decisões.

Assim, monitorar e avaliar são etapas que se articulam continuamente em um único processo; contribuem para o alcance das metas propostas, apontam as lacunas e eventuais mudanças necessárias no percurso e incorporam ao plano o caráter de flexibilidade necessário para absorver as demandas da sociedade.

Fontes: Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Educação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »