14/09/2017 às 07h46min - Atualizada em 14/09/2017 às 07h46min

Coopleste e Núcleo do Girolando respondem aos questionamentos dos vereadores

Paulo Junqueira, Presidente do Núcleo do Girolando Sem Fronteiras e Marcos Almeida Junqueira Reis, Presidente da COOPLESTE, falaram pelas duas entidades.

Paulo Cruz Martins Junqueira e Marcos Almeida Junqueira Reis
Arnaldo Spindola (*)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 11, os vereadores receberam as visitas de Paulo Junqueira, Presidente do Núcleo do Girolando Sem Fronteiras e de Marcos Almeida Junqueira Reis, Presidente da COOPLESTE, os quais foram convidados através de requerimentos aprovados pelo plenário.

Jacques Villela, um dos autores dos requerimentos, questionou Paulo Junqueira se os recursos repassados pela Prefeitura, no valor de R$20.000,00, foram para a exposição do Girolando realizada em abril ou para o evento realizado em julho, bem como se houve alguma despesa com esses eventos.

Inicialmente Paulo Junqueira fez algumas considerações sobre a atuação do Núcleo do Girolando Sem Fronteiras que vai completar três anos, possui 34 associados e já realizou quatro exposições, sendo duas em parceria com a COOPLESTE. Ele confirmou que a 4ª Exposição Ranqueada do Girolando aconteceu em abril, para a qual foi aprovado um repasse de recursos da Prefeitura que não foi concretizado naquela oportunidade.

Ele explicou que o objetivo do Núcleo é sempre somar e que a 5ª Exposição realizada em julho, que contou com cerca de 88 animais, estava ocorrendo em parceria com a COOPLESTE. Ele informou que recebeu os recursos da Prefeitura e somente depois percebeu que o convênio referia-se à 2ª fase da 4ª Exposição Ranqueada do Girolando. Paulo Junqueira confirmou que houve despesas que foram custeadas pelo Núcleo, como juiz de admissão e locução de pista, tudo conforme plano de trabalho, e que consta da prestação de contas apresentada à Prefeitura.

O Presidente do Núcleo do Girolando afirmou que, em relação à divulgação do evento, estava preparando para realizar um marketing exclusivo sobre a exposição do Girolando, mas, em virtude de uma notificação extrajudicial da diretoria da COOPLESTE, não pode fazer a divulgação.

Paulo Junqueira explicou que todas as decisões tomadas pelo Núcleo são feitas em conjunto e confirmou que foi acordado que alguns serviços realizados durante da 81ª EXPOLEO seriam custeados pelo Núcleo e por isso foram feitos os pagamentos. Disse que as entidades trabalharam juntas nas duas exposições, mas reclamou que houve um impedimento da divulgação do nome do Núcleo na exposição de julho. Ele comentou que não admitia esse tipo de comportamento entre pessoas que, além de amigos, são criadores de gado e produtores de leite.

Em atendimento ao requerimento de autoria dos vereadores José Ferraz Rodrigues e Waldair Barbosa Costa, Marcos Almeida Junqueira Reis comentou que a COOPLESTE abriu mão de receber recursos públicos para a realização da exposição por entender que os valores não eram compatíveis com o evento e frisou que entendia o momento político e econômico por que passa a cidade. Ele apresentou documentos para mostrar que a Cooperativa Leste foi a única promotora da 5ª Exposição Ranqueada do Girolando e esclareceu que decidiu fazer uma notificação extrajudicial ao Núcleo do Girolando, pois não queria que a Cooperativa fosse usada politicamente, em virtude de notícias sobre a liberação de recursos da Prefeitura.

O Presidente da COOPLESTE explicou que a notificação deixava claro que a responsabilidade financeira e técnica do evento era exclusiva da cooperativa e apresentou documentos referentes a contratos e pagamentos de profissionais. Ele frisou que, por ser a entidade promovente, coube à Cooperativa fazer todos os pagamentos, mas que foi surpreendido com a notícia de que o Núcleo do Girolando havia feito o pagamento de um jurado de admissão.

Marcos Junqueira salientou que a 81ª EXPOLEO é uma exposição-mãe, que possui vários eventos dentro dela, inclusive a 5ª Exposição do Girolando, com o julgamento da raça ocorrendo no dia 15 de julho.  

Ele concluiu afirmando que os recursos públicos destinados ao Núcleo Girolando Sem Fronteiras foram bem repassados e salientou que a 4ª Exposição Ranqueada do Girolando ocorreu em abril, sob exclusiva gestão do Núcleo, cabendo à Cooperativa Leste meramente ceder o parque e reconheceu que foi uma grande festa que engrandeceu o nome de Leopoldina. Marcos Junqueira também destacou que, em julho, ocorreu a 5ª Exposição do Girolando, que foi integralmente paga pela COOPLESTE, que abriu mão de subsídios ofertados pelo Sr. Prefeito.

Em seguida, os convidados responderam aos questionamentos dos vereadores presentes que se manifestaram com a intenção de esclarecer os fatos e aproveitaram para reconhecer a importância do Núcleo do Girolando e da COOPLESTE para o desenvolvimento de Leopoldina.

(*) Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »