17/10/2017 às 15h51min - Atualizada em 17/10/2017 às 15h51min

Câmara recebe pedido de apoio para produção de filme sobre a capoeira e os negros

Intitulado “Capoeira: arte de liberdade”, o filme contará também a história dos capoeiristas locais que vêm conquistando títulos em outros estados.

José Dimas de Souza e Mário Simões Andrade pediram apoio para a realização do filme.
Utilizando o expediente da Tribuna Livre, o ex-vereador José Dimas de Souza e o fotógrafo Mário Simões de Andrade compareceram à reunião ordinária da Câmara Municipal no dia 10 de outubro. Eles se inscreveram com o objetivo de informar sobre um filme de longa metragem que está sendo produzido para contar a história do negro e da capoeira em Leopoldina, desde a época da escravidão até os dias atuais.

José Dimas de Souza lembrou que a cidade foi extremamente escravocrata, sendo uma das últimas da região a encerrar essa atividade. Disse que durante suas pesquisas encontrou valiosos documentos que relatam a utilização da capoeira como forma de liberdade dos negros locais.
 
Ele salientou a expressiva participação dos negros na composição do Legislativo Leopoldinense e informou que gostaria de inserir a Câmara Municipal no roteiro da obra, o qual já está registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Intitulado “Capoeira: arte de liberdade”, o filme contará também a história dos capoeiristas locais que vêm conquistando títulos em outros estados.
 
José Dimas de Souza reclamou que, em virtude da crise financeira, há uma carência de patrocínio na cidade, inclusive do Poder Público. Ele sugeriu que os vereadores solicitem apoio dos deputados na liberação de emendas para ajudar a custear a produção do filme.
 
Mário Simões de Andrade relatou que já trabalhou com cinema no Rio de Janeiro, mas que decidiu morar em Leopoldina em busca de uma vida mais tranquila. Ele comentou que participou da elaboração do filme Ancião da Serra e daí surgiu a ideia de fazer uma nova produção sobre a capoeira. Mário Andrade informou que o roteiro foi registrado em 21/10/2015 e o filme já possui cerca de 15 minutos de filmagem. Ele reforçou o pedido em relação ao apoio dos vereadores.
 
Em seguida, os parlamentares se alternaram em pronunciamentos de apoio e valorização da iniciativa, além de apresentarem algumas sugestões aos responsáveis pelo filme. 
 
Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »