20/10/2017 às 16h25min - Atualizada em 20/10/2017 às 16h25min

Inaugurado o Cineclube da Escola Sebastião Silva Coutinho (Polivalente)

Os jovens tiveram a oportunidade de apreciar o filme Familia DIONTIi, todo ele gravado em nossa região, lançando nas telas do mundo a paisagem da nossa região.

Aconteceu no Polivalente no dia 17 de outubro a inauguração do CineClube, vinculado ao Projeto Escola Animada. O Cine Clube nas escolas tem por objetivo ampliar o repertório cultural dos jovens e viabilizar o acesso às produções brasileiras, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso!

 Segundo um dos Gestores, Iano Oliveira, o projeto Escola Animada - Rede Cineclube é uma iniciativa do Instituto Fábrica do Futuro, no âmbito de ações do Polo Audiovisual da Zona da Mata.



Desde 2013 o projeto vem atuando em parceria com escolas da região para implementação e reflexão sobre tecnologias digitais na educação. A partir de 2015 o foco se direciona para o cinema brasileiro, mais precisamente para "ver filmes", implementando em escolas da Zona da Mata um espaço cineclubista, que possa auxiliar como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar.

Em tempos sombrios em que vivemos em nosso país, um cineclube se apresenta como uma "arma" contra o preconceito, a favor da diversidade, da ampliação do repertório cultural e do incentivo à possibilidade de se sonhar e realizar o "novo" em nossa sociedade.


No ano de 2017 a rede de cineclubes do projeto se amplia para mais 09 pontos em escolas públicas da região, e a Escola Polivalente em Leopoldina foi a agraciada com essa parceria.


Em Leopoldina já temos cineclubes instalados em dois distritos, Piacatuba e Providência, sendo o Polivalente a primeira escola fora dos distritos da cidade a participar do Escola Animada - Rede Cineclube.

Na sessão de inauguração os jovens estudantes tiveram a oportunidade de apreciar o filme Familia DIONTIi, todo ele gravado em nossa região, lançando nas telas do mundo a paisagem da nossa região.

O filme está sendo indicado ao lado de outros 22 longas para ser o representante brasileiro na premiação do Oscar 2018.



“O filme que dá asas a imaginação! É uma produção brasileira de Alan Minas que narra uma história quase como um conto de fadas, delicado e mágico que transforma realidade em fantasia, a fantasia em realidade. Um longa de grande sensibilidade que traz a possibilidade de várias reflexões por nossos alunos.  A chegada do Cineclube em nossa escola trouxe também a possibilidade da formação de um coletivo, composto por alunos e professores que tem por finalidade capacitar e melhorar a compreensão desta ferramenta que é o Cinema, como fonte educativa e artística bem como auxiliar na organização e divulgação das sessões.

Em breve serão organizadas sessões abertas a toda comunidade que serão amplamente divulgadas, proporcionando assim a magia do cinema para todos os interessados. Uma oportunidade imperdível e você não pode ficar de fora! , disse a Orientadora Educacional, Eloisa Portugal.



Fonte> Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho(Polivalente)
 
 
.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »