27/10/2017 às 08h28min - Atualizada em 27/10/2017 às 08h28min

Canalização de córregos no Bandeirantes entra em sua fase final

O início da obra sofreu atraso por causa da licença ambiental que só foi concedida no dia 28 de outubro de 2015.

As obras de canalização estão bem adiantadas
Por Kalon Moraes

O projeto de canalização de parte dos córregos Onça e Feijão Cru, que cortam o bairro Jardim dos Bandeirantes está literalmente em sua reta final. Depois de concluir a construção dos canais 4 e 5, a Empresa Cia da Obra, Engenharia e Construções, está finalizando a obra da margem direita, no canal 6. 

Segundo os responsáveis técnicos, o aterro no entorno da obra está sendo executado, no sentido de garantir ainda mais, a segurança das residências existentes à margem direita do córrego, que chegou a sua fase final de construção, faltando apenas uma pequena parte da margem esquerda do córrego. As obras de infraestrutura para controle de cheias no período de chuvas, também estão sendo executadas garantindo uma melhor captação em suas redes de drenagem ao longo de toda sua extensão. 

O prefeito José Roberto tem se esforçado para mudar o cenário daquela região e a obra segue seu cronograma e aos poucos, está vencendo barreiras e obstáculos que devido às circunstâncias naturais, fazem parte de um grande investimento público. 

Para o prefeito José Roberto de Oliveira, “cuidar desse córrego é importante também para os moradores da região do Alto do Cemitério e adjacências. Com isso, fatores de riscos à saúde serão eliminados e os moradores ganharão com mais qualidade de vida", destacou.

Para refrescar a memória

Jardim dos Bandeirantes é contemplado com obra de canalização de R$2.237.699,01

O início das obras dependia da Licença Ambiental, que só foi concedida no dia 28 de outubro de 2015.

Edição> Luiz Otávio Meneghite

O prefeito José Roberto de Oliveira homologou no dia 5 de janeiro de 2015, o resultado da ‘Concorrência Pública’ para construção da canalização aberta em concreto armado de parte dos cursos d’água do Feijão Cru e Onça que cortam o bairro Jardim dos Bandeirantes na região do Alto Cemitério. A empresa vencedora foi a Companhia da Obra, Engenharia e Construções Ltda. A obra não havia sido iniciada por causa do atraso na concessão da licença ambiental que só foi concedida no dia 28 de outubro de 2015.

Segundo o engenheiro José Márcio Gonçalves Lima, Secretário Municipal de Obras, a canalização está sendo feita num trecho de 34,5 metros do córrego Feijão Cru com largura de 5 metros e 3 metros de altura, até o encontro com o córrego do Onça. Este por sua vez, será canalizado numa extensão de 30 metros com 3 metros de largura e 3 de altura, até o encontro com o córrego Feijão Cru. A partir da confluência dos dois córregos o Feijão Cru está sendo canalizado numa extensão de 325,95 metros, com 8 metros de largura e 4 metros de altura. O total de canalização em extensão é de 390,4 metros até as proximidades da ponte da BR116 Rodovia Rio - Bahia. Os taludes formados nas duas margens resultantes da canalização, de acordo com o projeto, serão gramados.

O contrato assinado em 25 de setembro de 2014 tem o valor de R$2.237.699,01 com recurso oriundo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A., através do Programa BDMG Urbaniza. O início das obras dependia da Licença Ambiental, que foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – através do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM – no dia 28 de outubro de 2015, assinada pelo Superintendente Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata, Alberto Felix Iasbik.

De acordo com o documento, o COPAM no uso de suas atribuições, conforme Deliberação Normativa nº 74 de 09 de setembro de 2004, Decreto 44.844 de 25 de junho de 2008 e demais normas específicas, concede à Prefeitura Municipal de Leopoldina / Canalização do Córrego Feijão Cru, CNPJ: 17.733.643/0001-47, Licença Prévia em conjunto com a Licença de Instalação, para atividade de Retificação de curso d’água, autorizando o início da implantação, de acordo com planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes a serem atendidas nas próximas fases de sua implementação, no Município de Leopoldina/MG, no Estado de Minas Gerais conforme processo administrativo de Nº 00142/1999/005/2015, e decisão da Unidade Regional Colegiada Zona da Mata, em reunião do dia 28/10/2015. Esta Licença Ambiental tem a validade de 4 (quatro) anos, com vencimento em 28/10/2019.

Fontes: Diário Oficial dos Municípios Mineiros, Secretaria Municipal de Obras de Leopoldina, Arquivo do Jornal Leopoldinense e Assessoria de imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »