03/11/2017 às 08h28min - Atualizada em 03/11/2017 às 08h28min

Você usa o celular enquanto dirige?

O que parece algo inofensivo, um deslize simples, pode custar vidas.

Conduzir um veículo com celular em mão é infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro

Conduzir um veículo com celular em mãos é infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pode render 7 pontos na carteira, multa de R$293,47 e aumentar significativamente a probabilidade de acidentes.

Alguns segundos de distração ao digitar um número de telefone ou mensagem, por exemplo, a uma velocidade de pouco mais de 100km/h, pode levar um motorista a percorrer a distância equivalente a quatro campos de futebol totalmente às cegas.  O que parece algo inofensivo, um deslize simples, pode custar vidas.

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas externas de morte no Brasil e no mundo. A cada hora, 140 pessoas perdem a vida no trânsito segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 “Os aparelhos de celular fazem parte da nossa realidade atualmente, mas, praticamente todos os aplicativos disponíveis hoje, podem ser programados ou iniciados antes de dar partida no veículo. Infelizmente, pesquisa realizada recentemente pela Arteris S.A., uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.250 km em operação, indica que os motoristas brasileiros, mesmo cientes da legislação e do perigo, ignoram essa possibilidade e seguem adotando comportamentos de risco”, afirma Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.

Granzotti alerta que, nas saídas para feriados prolongados, o volume de veículos é maior e motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres devem redobrar a atenção e assumir atitudes mais prudentes para a preservação de suas próprias vidas e das demais pessoas que trafegam ao seu redor.

Assim, sugestionados pela pesquisa da Arteris, resolvemos fazer uma enquete junto aos nossos leitores:

Você usa o celular enquanto dirige?
Clique aqui para votar

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »