24/11/2017 às 08h18min - Atualizada em 24/11/2017 às 08h18min

Sind Ute Leopoldina participa do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano

Leopoldina foi representada pela coordenadora e diretora estadual Rita de Cassia Moreira e pelos conselheiros Vania Bittencourt e Adilson Jose Ramos.

A representação de Leopoldina no evento
“Democracia e Resistência: A Educação Pública em Luta” foi o mote do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro no Centro de Convenções do Actuall Hotel, na região metropolitana de Belo Horizonte.
 
O evento reuniu cerca de 750 dirigentes sindicais de 18 países da América Latina, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Noruega, França e Bélgica, além dos representantes das 50 entidades filiadas à CNTE.
 
O Encontro teve como objetivo promover a socialização das políticas educacionais dos países latino-americanos, os desafios e perspectivas do ponto de vista do movimento sindical e a capacidade de interferir nestas políticas.
 
No Encontro foram analisados o contexto atual da educação pública e a Pedagogia na América Latina e definida as lutas do movimento sindical. O panorama da privatização e mercantilização da educação, as políticas neoliberais, a gestão democrática e a participação social, além das novas tendências educativas e os direitos trabalhistas são alguns dos temas que foram debatidos pelos participantes. Também houve demonstrações e exposições sobre experiências pedagógicas alternativas exitosas nos países participantes.
 
O evento foi organizado pela IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e o apoio da Larärforbundet, da Suecia, e da Utdanningsforbundet, da Noruega.
 
Durante o evento também aconteceu a XI Conferência Regional da IEAL. Registramos a participação do Sind Ute Sub Sede de Leopoldina representados pela coordenadora e diretora estadual Rita de Cassia Moreira e os conselheiros Vania Bittencourt e Adilson Jose Ramos.

 
Fonte> Assessoria de Imprensa do Sind Ute


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »