02/12/2017 às 10h48min - Atualizada em 02/12/2017 às 10h48min

Em Leopoldina, sua terra natal, Marcio Lacerda chega a 100 cidades visitadas

A Assessoria do prefeito José Roberto de Oliveira, confirmou que haverá um encontro entre os dois no auditório do Hotel Ritson.

O leopoldinense Márcio Lacerda visita a terra natal no dia 7 de dezembro (Divulgação)
O ex-prefeito de Belo Horizonte e atual presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda, visitará Leopoldina,  a cidade em que nasceu na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro. Depois de cinco meses percorrendo todas as regiões do estado, o pré-candidato do PSB ao governo de Minas alcançará em Leopoldina a marca de 100 cidades mineiras visitadas. Não houve confirmação da assessoria do prefeito José Roberto de Oliveira, mas é possívelque ocorra um encontro entre os dois.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Valter Carlos Gonçalves de Matos, que também é presidente do PSB em Leopoldina, informou ao jornal Leopoldinense que Márcio Lacerda se encontrará com o prefeito José Roberto de Oliveira no auditório do Hotel Ritson, às 09h30min.Na sequência eles concederão entrevista coletiva à imprensa regional. Na programação da visita de Márcio Lacerda está previsto um almoço e visitas a entidades locais.

 
Marcio quer chegar até o final do ano percorrendo 120 cidades. "É muito importante conhecer de perto as principais necessidades do povo mineiro e as possíveis soluções. E a cada dia melhora a aceitação ao nosso nome", afirma o ex-prefeito de BH.
 
Desde o início de maio Marcio Lacerda tem visitado em média cinco municípios por semana. Eleito o melhor prefeito do Brasil por diversas vezes em seus oito anos de mandato em BH, Marcio tem sido convidado para falar com prefeitos, gestores públicos, veículos de comunicação, lideranças sindicais e movimentos sociais sobre modernização e eficiência na gestão pública. Enquanto presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda tem defendido também um novo municipalismo. Segundo ele, nos últimos anos os municípios têm recebido cada vez mais obrigações e menos recursos.
 
"Precisamos urgentemente reverter essa situação. Nas cidades, que é onde as pessoas vivem, ficam apenas 18% dos impostos arrecadados no país, enquanto o Governo Federal fica com 57% dos recursos. As cidades precisam receber uma fatia maior destes recursos para que as pessoas tenham melhores serviços públicos na Saúde, Educação, Transporte, entre outros", defende Marcio.
 
Quem é Márcio Lacerda

Marcio Lacerda é administrador de empresas, casado com Regina Lacerda, tem três filhos e cinco netos. Nasceu em Leopoldina. Passou a maior parte infância e adolescência em Inhapim e morou também em Caratinga e Teófilo Otoni. Aos 17 anos, mudou-se para Belo Horizonte, onde estudou na Escola Técnica Federal e conseguiu seu primeiro emprego, em 1965, na Companhia Telefônica de Minas Gerais.
 
Na Juventude foi militante político durante a ditadura militar. Em meados da década de 1970, iniciou uma trajetória de sucesso como empresário, criando duas empresas de telecomunicações com atuação em 16 estados brasileiros, além de Chile e Bolívia. Sempre atuou como dirigente de entidades de classe, trabalhando em todo o país pela geração de emprego e renda. 
 
Em 2003, assumiu a função de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional. De 2007 a 2008 foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Ainda em 2007, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
 
Em 2008, foi eleito prefeito de Belo Horizonte e reeleito no primeiro turno em 2012. Por repetidas vezes durante os oito anos de seu mandato, foi apontado pelos institutos Datafolha e Ibope como o melhor prefeito do Brasil entre as capitais. Durante sua gestão, Belo Horizonte recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior pelo desenvolvimento de políticas públicas de sucesso que serviram de modelo para cidades do mundo inteiro.
 
Em 2015 foi eleito Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, cargo que exerceu até abril de 2017. É Presidente do PSB de Minas Gerais e também exerce o cargo de Presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos.
 
Principais realizações em Belo Horizonte:
 
- Construção de 95 escolas, colocando Belo Horizonte como referência em Educação Pública no país.
 
- Ampliou de 15 para 60 mil o número de alunos na Escola Integrada (Educação em Tempo Integral).
 
- Implantou o Move, moderno sistema de transporte público que transporta 700 mil pessoas por dia.
 
- Construiu o Hospital do Barreiro, um hospital 100% SUS com 459 leitos. Antes disso o único hospital municipal da cidade havia sido construído na década de 1940 por Juscelino Kubitschek.
 
- Transformou a Pampulha em Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecida pela Unesco.
 
- Construção e entrega de quase 14 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda.    
 
- Belo Horizonte foi eleita por três anos consecutivos - 2014, 2015 e 2016 - a melhor capital do país no mais completo ranking do Brasil.
 
O novo Municipalismo
 
Em abril de 2015, Marcio Lacerda assumiu a presidência da Frente Nacional de Prefeitos e começou a liderar um movimento por um novo municipalismo, em que as cidades tenham maior poder de decisão e mais recursos próprios para a oferta de melhores serviços públicos para a população. 
 
  Fontes de informações> Régis Souto e Valter Carlos Gonçalves de Matos
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »