04/12/2017 às 18h39min - Atualizada em 04/12/2017 às 18h39min

Telhado do prédio histórico da Prefeitura Leopoldina passará por reformas

Prédio construído no Século XIX já foi residência e abrigou a Câmara de Vereadores.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite
Uma Tomada de Preços marcada para o dia 21 de dezembro, às 09:00 horas, no Setor de Licitações da Prefeitura, vai selecionar empresa especializada para reforma do telhado e cobertura do Paço Municipal localizado na rua Lucas Augusto nº 68, no centro de Leopoldina.
 
A autorização para realização do certame foi assinada pelo prefeito José Roberto de Oliveira em publicação feita na edição nº 2139, desta segunda-feira, 4 de dezembro de 2017, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
 
Segundo os pesquisadores e historiadores José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni“o edifício onde está instalada a Prefeitura Municipal de Leopoldina teve sua construção iniciada na década de 1860 pelo capitão João Gualberto Ferreira Brito, para residência de sua grande família.
 
Foi adquirido por José Cesário de Castro Monteiro de Barros, provavelmente antes de concluída a construção. José Cesário de Castro Monteiro de Barros foi casado com sua parenta Augusta Cândida Monteiro de Rezende com quem teve uma única filha, Maria da Purificação Rezende Monteiro de Castro, que por sua vez casou-se com seu parente Quirino Ribeiro Monteiro de Rezende e este casal não teve filhos.
 
Em abril de 1895, decreto do Agente do Executivo autorizou a abertura de um crédito extraordinário para complementar outro anteriormente votado, e com o qual se faria a compra de um prédio para a Câmara Municipal.
 
Foi escolhido este prédio, que se encontrava sem moradores desde o falecimento de seu último proprietário. A venda do prédio para o município foi realizada por Quirino Ribeiro Monteiro de Rezende.
 
Em maio de 1895 a Câmara Municipal transferiu-se para o palacete, localizado na então rua Primeiro de Março, que até 1881 chamava-se Teóphilo Otoni e era um prolongamento da rua Direita, sendo atualmente a rua Lucas Augusto.
 
Até o início do ano de 2007, o prédio abrigou os poderes Legislativo e Executivo do Município (Câmara e Prefeitura)”.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »