12/01/2018 às 08h41min - Atualizada em 12/01/2018 às 08h41min

Estação de Tratamento de Esgoto do Jacareacanga vai beneficiar 20.000 habitantes

Revelação foi feita durante visita técnica que reuniu prefeito, secretários, vereadores e dirigentes da Copasa.

Autoridades durante visita técnica ao canteiro de obras
O Prefeito José Roberto de Oliveira reuniu Secretários Municipais, Vereadores e Dirigentes da COPASA na tarde do dia 11 de janeiro, para uma visita técnica ao canteiro de obras da futura Estação de Tratamento de Esgoto da Bacia do Jacareacanga, considerada uma das maiores e mais importantes realizações da cidade de Leopoldina.

Estiveram conhecendo o canteiro de obras e recebendo informações sobre o que será feito, os Secretários Municipais João Paulo do Vale Fófano, José Márcio Fajardo Campos, Jussara de Almeida Thomaz, Marco Antônio de Toledo Gorrado, Bruno Flores Goncalves, Alfredo Mendes do Vale, Leandro de Almeida Machado, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas, Luiz Augusto Cabral, Valter Carlos Gonçalves de Matos e José Geraldo Cevidanes. Também estiveram presentes o Presidente da Câmara Pastor Darci Jose Portella e os vereadores Elvécio de Souza Barbosa, Waldair Barbosa Costa, Helio Batista Braga de Castro, Kelvia Raquel de Souza Ribeiro Santos e Ivan Martins Nogueira, além do Gerente Distrital da COPASA, Alexandre José Greco e do Encarregado de Sistema de Abastecimento de Leopoldina, João Batista Barbosa Mendes.
 
Como será a obra
 
As obras da Bacia do Jacareacanga tiveram início no dia 7 de dezembro de 2017, na região da antiga estrada que liga Leopoldina a Vista Alegre, próximo a Fazenda Estrela. Segundo o Prefeito José Roberto de Oliveira, “as obras de saneamento em Leopoldina foram divididas em duas etapas: uma que contempla a bacia do Jacareacanga e outra que visa a parte central da cidade cortada pelo córrego Feijão Crú. No entanto, uma não foi aceita pelo Ministério das Cidades sendo então liberada à frente, a primeira, orçada em R$16.000.000,00, favorecendo os bairros Três Cruzes, Bela Vista, São Cristóvão, Cidade Alta, Thomé Nogueira, Imperador, Nova Leopoldina, Jardim Bela Vista, São Cristóvão e São Sebastião” explicou.  Segundo o prefeito José Roberto, “o próximo desafio, é obter a licença ambiental e correr atrás de mais verbas para a execução da segunda parte do projeto, que atenderá a região central da cidade”, disse complementando:  “Meus amigos, cada um Real investido em saneamento, corresponde a 4 Reais de sobra para investimento na saúde. Por isso estamos aqui com muita alegria, com muita satisfação, anunciando uma obra que lutei desde que entrei na prefeitura para que ela fosse realizada. Estamos no local exatamente onde será construída a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e será uma das obras mais importantes da história de Leopoldina e nós temos certeza absoluta que ela vai contribuir para a saúde de mais de 20.000 pessoas que moram aqui nessa região”, asseverou.
 
Demonstração de gratidão
 
O Prefeito aproveitou a visita técnica para fazer um agradecimento especial ao Deputado Federal Marcus Pestana e ao ex-Ministro das Cidades Bruno Araújo: “na ocasião, o Pestana direcionou todas as suas emendas em prol desse recurso para construir a Estação de Tratamento de Esgoto de Leopoldina. Por isso fica aqui meu agradecimento a ele e também a todos os vereadores que estão contribuindo para que essa obra possa vir a atender toda a população dos bairros Três Cruzes, Bela Vista, São Cristóvão, Cidade Alta, Thomé Nogueira, Imperador, Nova Leopoldina, Jardim Bela Vista, São Cristóvão e São Sebastião, enfim, a todos que moram dentro da bacia do Jacareacanga”, declarou o Prefeito José Roberto de Oliveira.
 
A manifestação do Legislativo
 
O Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina Pastor Darcy José Portela se manifestou durante a visita técnica: “Eu estou muito feliz de estar aqui juntamente com os vereadores, Prefeito e seus Secretários, olhando esta obra sonhada por muitos na cidade de Leopoldina e isso com certeza vai melhorar a vida de muitos leopoldinenses, principalmente daqueles que moram perto do Jacareacanga [...]. Então, parabenizo o Prefeito por ter conseguido essa obra que com certeza vai beneficiar muitas pessoas na nossa cidade”, disse.
 
A opinião da COPASA
 

Também integrando a comitiva na visita técnica, o Gerente Distrital da COPASA, Alexandre José Greco também disse que: “A futura Estação de Tratamento de Esgoto do Jacareacanga será uma grande obra da gestão municipal que vai beneficiar quase 20.000 habitantes da população de Leopoldina trazendo saúde, qualidade de vida, proteção ao meio ambiente, trazendo desenvolvimento e empregos para a população de Leopoldina. É muito importante ver um prefeito investir em saneamento da forma que está sendo feita na atual gestão. Eu parabenizo essa atitude do Prefeito José Roberto de buscar recursos para sanear parte do município e que os recursos futuros para outra estação de tratamento venham logo e que ele consiga desbravar esse desafio. Me sinto gratificado, pois nós, da COPASA, estamos lutando há mais de quarenta anos em prol do saneamento e do meio ambiente”, finalizou.

Enviado por Iago Geraldo Xavier/Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »