20/01/2018 às 21h43min - Atualizada em 20/01/2018 às 21h43min

Jornal Leopoldinense lança documentário sobre a Catedral de São Sebastião

O filme mostra detalhes da Igreja que em 2018 completa 90 anos do início de sua construção, sendo entrevistados personagens que fazem parte dessa história.

Foi lançado oficialmente neste sábado, 20 de janeiro, na Santa Missa de encerramento da Festa de São Sebastião, Padroeiro do Município de Leopoldina, o documentário sobre a história da Catedral de São Sebastião, produzido e dirigido por profissionais do Jornal Leopoldinense.
 
Trata-se de um curta metragem com duração de 30 minutos, de intenção educativa e informacional, um dos pontos característicos da linha editorial do jornal.
 
O filme mostra detalhes da Igreja que em 2018 completa 90 anos do início de sua construção, sendo entrevistados personagens que fazem parte dessa história, como o pedreiro que trabalhou na obra, o autor da fotografia da Catedral que ficou famosa em todo mundo, um especialista da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais que avaliou sua arquitetura, o relojoeiro que cuida da manutenção da complexa mecânica dos quatro relógios localizados em sua torre.
 
Também foram entrevistados o Padre Flávio da Silveira de Souza, Administrador Paroquial da Catedral de São Sebastião, o Bispo Diocesano Dom José Eudes Campos do Nascimento e o Administrador de Patrimônio e Arquivo Histórico da Diocese de Leopoldina, Monsenhor Antônio José Chamel, que contou detalhes da história desse templo católico.
 
Uma parceria com a empresa Visual Drone possibilitou reproduzir lindas imagens aéreas da Igreja. Pablo Reis Teodoro foi o piloto que filmou detalhes que muitos não imaginavam existir, a igreja vista do alto forma uma cruz latina com a cúpula elevada no cruzamento dos dois eixos.
 
Desde o ano passado, profissionais do jornal Leopoldinense vem buscando aprimorar técnicas com a produção de trabalhos do gênero. “Uma das principais motivações de engajarmos nesse projeto multimídia, é que o formato vídeo está sendo muito difundido nos tempos atuais, principalmente na comunicação com os mais jovens. Acredito que muitos deles estão perdendo a identidade com Leopoldina, não valorizando as coisas boas de nosso município, como suas belezas naturais, as instituições, cultura e, principalmente, a sua história. É frequente observarmos comentários debochados e desrespeitosos contra nossas instituições. Uma forma de resgatarmos o sentimento de admiração é mostramos os pontos positivos de nossa cidade, pois muitos desconhecem sua história e não se sentem motivados a lutar por uma Leopoldina melhor”, comentou João Gabriel B. Meneghite, que está à frente do projeto.

 
Ficha Técnica:
 
Produção
Jornal Leopoldinense
 
Filmagem e edição
João Gabriel Baía Meneghite
 
Roteiro
Luciano Baía Meneghite
João Gabriel Baía Meneghite
Narração
Luiz Otávio Meneghite
 
Imagens aéreas
Visual Drone Búzios | Pablo Reis Teodoro
 
Fotos
José Aragão Pinheiro
César Rolly
Foto Arantes
Gilberto Silva Pinheiro
Casa de Leitura Lya Botelho
Diocese de Leopoldina
Roberto Capri
Colégio Angélica (Ipatinga)
Fundação Getúlio Vargas
Luciano Baía Meneghite
 
Fontes
Diocese de Leopoldina
Jornal Leopoldinense
Catedral de São Sebastião - Nilza Cantoni
Em direção aos céus: A construção da Catedral de São Sebastião e a instalação da Diocese em Leopoldina. Por Jussara Reis


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »