08/08/2014 às 15h48min - Atualizada em 08/08/2014 às 15h48min

Governo libera R$ 500 milhões para leilões de Pepro para o milho

Medida atende solicitação da CNA, diante dos baixos preços do cereal

Assessoria de Comunicação CNA
Medida atende solicitação da CNA, diante dos baixos preços do cereal.

O governo atendeu a uma solicitação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e liberou R$ 500 milhões para a realização de leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou sua Cooperativa (Pepro), para o milho. A medida está em Portaria Interministerial nº 798, publicada no Diário Oficial da União.

O Pepro é utilizado quando o preço de comercialização de um produto está abaixo do valor definido pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Assim, este mecanismo serve para equalizar esta diferença para ajudar na sustentação do preço, além de estimular a comercialização e evitar o prejuízo ao agricultor na hora de vender a produção.

No caso do milho, o preço da saca de 60 quilos hoje é inferior ao preço de referência da PGPM na maioria dos estados produtores. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável por ativar os instrumentos de apoio à comercialização, deve publicar nos próximos dias os editais com as datas dos leilões públicos e as regiões que serão contempladas, uma vez que, no caso do milho, os preços são regionalizados.   

Link da Portaria Interministerial nº 798

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=06/08/2014

Assessoria de Comunicação CNA
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »