07/02/2018 às 21h21min - Atualizada em 07/02/2018 às 21h21min

Talentos locais: em cena, novo edital para produções da região

O Edital está disponível no site http://www.poloaudiovisual.org.br com todas as orientações sobre as condições de participação.

Sucesso nas duas edições anteriores (2016 e 2017), o Polo Audiovisual da Zona da Mata lança novo concurso regional de apoio à produção de curtas-metragens, por meio do 3º Edital Usina Criativa de Cinema, dirigido a realizadores e produtores audiovisuais residentes na área de abrangência da empresa Energisa Minas, patrocinadora da iniciativa.
 
Em 2018 já celebramos o maior número de produções atraídas pelo trabalho do Polo Audiovisual para serem realizadas em diversas cidades, com grandes impactos na geração de trabalho, renda e economia local. Já com o edital podemos ampliar ainda mais a valorização dos técnicos, produtores e artistas que estão se formando em nossa em nossa região”, festeja Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual.
 
O Edital integra as ações do 6º Festival Ver e Fazer Filmes, que seleciona 04 propostas de obras audiovisuais de curta-metragem, inéditas e originais, que serão filmadas em cidades e distritos da Região, envolvendo equipe técnica e artística local. Os contemplados receberão recursos financeiros e consultorias técnicas especializadas em todas as fases de produção.
 
Nosso objetivo é atuar como uma espécie de incubadora, oferecendo formação profissionalizante nas áreas de direção, produção, roteiro, direção de arte, fotografia, entre outras, para que o resultado final ganhe em qualidade e a obra possa participar de festivais pelo país, representando em alto nível a nossa produção audiovisual", explica o documentarista Marcos Pimentel, coordenador do Projeto e diretor de formação do Polo Audiovisual.
 
O projeto traz novidades em 2018, com destaque para o valor do aporte financeiro, que subiu de R$25.000,00 para R$30.000,00 e o prazo maior para produção dos filmes, entre abril e agosto. Como nos anos anteriores, um quinto filme será selecionado na categoria Realizador-Convidado, com a participação de um profissional de reconhecida experiência no campo audiovisual, que irá mobilizar uma equipe local em sua produção.
 
O Edital está disponível no site http://www.poloaudiovisual.org.br com todas as orientações sobre as condições de participação. As inscrições estão abertas de 05 de fevereiro a 31 de março. A seleção dos contemplados fica a cargo de uma comissão técnica composta por profissionais do cinema de outras regiões do país.
 
O resultado do edital será divulgado em abril, em data a ser definida. Os filmes produzidos serão lançados durante a realização do 6º Festival Ver e Fazer Filmes, que vai acontecer de 25 a 29 de setembro, em Cataguases. As obras concorrerão a prêmios em diversas categorias, pelo júri técnico e júri popular.
 
O Festival Ver e Fazer Filmes - Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais.
 
Serviço:
 
Edital Usina Criativa de Cinema 2018
Inscrições: 05 de fevereiro a 31 de março
Anúncio dos selecionados: Abril
Consultorias com especialistas: Maio a Agosto
Produção e finalização dos filmes: Maio a Agosto
Lançamento dos filmes: Setembro
Mostra Regional: Outubro
 
Fonte>Beth Sanna-Assessoria de Comunicação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »