09/02/2018 às 16h13min - Atualizada em 09/02/2018 às 16h13min

Ivan Nogueira sugere inclusão do teste de Zika Vírus nos exames pré-natais

Tal medida possibilitará esclarecimentos em relação ao vírus durante o período de gravidez, além da oferta de um tratamento diferenciado às gestantes.

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou indicação nº 06/2018 que sugere a inclusão do teste Zika Vírus no exame pré-natal em toda rede pública municipal. A autoria foi do vereador Ivan Martins Nogueira que justificou sua iniciativa ressaltando a necessidade de ampliar os esclarecimentos em relação ao vírus durante o período de gestação. Ele informou que, em várias partes do país, mesmo sem recomendação oficial, médicos obstetras passaram a incluir o teste no pré-natal.

O parlamentar acrescentou que essa doença, transmitida através da picada de mosquito, continua assustando a população e ainda há muitas dúvidas. Segundo ele, a realização do teste, ainda no início da gravidez, possibilitaria que as mães, cujo exame fosse positivo, buscassem esclarecimentos junto ao médico sobre a doença e o risco a que o bebê estaria sujeito, principalmente nascer com microcefalia.

Antes da votação da matéria, o autor ressaltou ser uma medida de real interesse público, pois com a oferta de um tratamento diferenciado às gestantes, inúmeras vidas podem ser salvas.

A proposição recebeu assinatura dos vereadores Waldair Barbosa Costa e Kélvia Raquel, sendo aprovada por unanimidade na reunião ordinária realizada no dia 05 de fevereiro de 2018.

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »