11/02/2018 às 04h23min - Atualizada em 11/02/2018 às 04h23min

Tebas foi o destino de muitos foliões neste carnaval

Seus habitantes fizeram bonito e deram exemplo de força de vontade para realizar a festa.

João Gabriel B. Meneghite
Quem chega para curtir o carnaval no Distrito de Tebas pela primeira vez, não compreende o que significam as duas grandes cortinas que fecham algumas de suas ruas. É que atrás delas estão concentrados os foliões dos blocos que irão desfilar. Os fogos de artifício anunciam a sua abertura e o início do desfile, que ocorre no entorno da Praça Justiniano Fonseca, onde fica concentrada a população que curte a festa. 
 
Tebas foi o destino de muitos foliões nesse carnaval e está sendo descoberta a cada ano por muitos que não conheciam o carnaval do distrito. Com grande parte da programação cancelada na cidade, lá é o destino certo para muitos. 
 
Isso porque a Prefeitura Municipal de Leopoldina cancelou a sua participação na organização e apoio financeiro ao carnaval, sob alegação de queda da arrecadação, diminuição e atraso de repasses de recursos do Governo Federal e do Estado. Como consequência, os tradicionais pontos de concentração da cidade e de alguns distritos não tiveram festa. 
 
Apesar disso, blocos independentes não deixaram a peteca cair, como diz o ditado popular. Na cidade, por exemplo, mesmo com poucas alternativas, há opções de diversão (Confira programação abaixo). 
 
Já no Distrito de Tebas, mais uma vez os seus habitantes fizeram bonito e deram exemplo de força de vontade para realizar a festa. Um morador que não quis se identificar, disse que contribuiu financeiramente com os blocos e, assim como ele, outras pessoas colaboram. "Cada um contribui com o que pode. Nosso povo dá exemplo na medida em que não dependemos de prefeitura para realizarmos nossa festa. Sua ajuda seria muito útil, no entanto, não vamos ficar sem carnaval por causa de sua decisão. Em dezembro de 2017 já tínhamos recursos, tendo em vista que durante esse ano foram realizados eventos para arrecadação, além das doações de muitos voluntários anônimos", comentou.
 
Lá há vários blocos tradicionais, como o Vem quem quer, Imigrantes, Mulinha e os da Baiana e Corujão da Madrugada, que fizeram o seus desfiles na noite deste sábado, 10 de fevereiro. O Bloco da Baiana é considerado o mais antigo, são 80 anos de tradição. O senhor José Galdino César Zampier desfila há 20 anos e comentou que o bloco foi fundado por Antônio Arruda e sua família. Dali surgiram outros blocos como o dos Imigrantes e Vem Quem Quer, que desfilam juntos. No embalo de 'Ê baiana', de Clara Nunes, eles seguiram numa multidão, tendo na comissão de frente bonecos gigantes e as tradicionais baianas.


Bloco da Baiana


Bloco Corujão da Madrugada
,
Confira programação alternativa

Descamisados

O Bloco dos Descamisados fará homenagens a três de seus fundadores ainda vivos: Venicius França, Luizinho Neder e Paulo Gama. Em 2017 a homenagem foi ao Dr. José Maria, também remanescente da turma que em 1965 criou o bloco na barbearia do Fizinho na Cotegipe. A concentração acontece na segunda-feira de carnaval na esquina das ruas Tiradentes e Cotegipe.

Bloco do Moinho

No Clube do Moinho há programação para os 4 dias de carnaval. No sábado, 10/2 houve som mecânico seguido de apresentação rítmica da Oficina de Percussão às 15h horas. Entre 16h e 20h horas houve batucada com intérpretes e Bateria do Bloco do Moinho. A mesma programação para segunda-feira, 12 e terça-feira, 13 de fevereiro.

No domingo acontece o desfile do Bloco do Moinho saindo da sede do Clube, seguindo pela rua Dr. Custódio Junqueira, praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda (Rodinho do V8), entrando pela Rua José Peres – Rua José Silva (Praça Félix Martins) – Rua Acácio Serpa e Praça João XXIII, fazendo concentração no Bar do Telo.

Bão Igual Bosta

Confirmado o desfile do bloco caricato Bão Igual Bosta. A concentração será na subida da Cohab Velha    percorrendo algumas ruas do Pirineus a partir das 18h e descendo até a Praça do Urubu com charanga, bonecos gigantes e centenas de figuras engraçadas.

Tebas

Apesar da falta de apoio da prefeitura de Leopoldina, os foliões do distrito de Tebas vão realizar seu carnaval.  No domingo, 04/02 a partir das 15h acontece o 6 Arrastão do Corujão, saindo da praça Joaquim Barbosa de Miranda até o parque de exposições. Haverá jato de água e cerveja gelada. Participação de Derion DJ e bateria Chapa Quente do Corujão da Madrugada. Derion também marcará presença na sexta, sábado e domingo de carnaval e na segunda e terça-feira será a vez de Gabriel Lima. As apresentações serão sempre após os desfiles dos blocos.

Cooper  Beer  

Em sua 14 Edição o bloco caricato Cooper Beer vai mais uma vez marcar presença no carnaval leopoldinense. A concentração ocorre na manhã do domingo na Praça do Rosário e a partir das 10h animados carnavalescos saem percorrendo diversos bares da cidade. A festa termina, ou melhor, continua na Praça do Urubu com música ao vivo a partir das 13h. Shows com as bandas Dsnort e UTI. Haverá prêmio para a melhor fantasia.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »