17/02/2018 às 22h00min - Atualizada em 17/02/2018 às 22h00min

Volta às aulas nesta segunda, 19 de fevereiro, deve tumultuar ainda mais o trânsito de Leopoldina

Secretaria Municipal de Educação seguirá o calendário da Secretaria de Estado de Educação.

Luiz Otávio Meneghite
Estacionamento junto ao semáforo na Praça General Ozório estrangula o trânsito (Foto João Gabriel B. Meneghite)
As aulas nas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensinode Leopoldina terão início nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, seguindo o calendário estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

De acordo com o documento, o ano escolar para os professores teve início no dia 15 de fevereiro e o ano letivo com alunos irá de 19 de fevereiro a 19 de dezembro de 2018. Ao todo serão 200 dias letivos divididos em 4 bimestres.

Composta por 13 creches pré-escolares e 14 escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano, a Rede Municipal de Ensino de Leopoldina tem um elevado número de alunos que são transportados por ônibus e vans escolares da frota municipal e com um grande número de estudantes que utilizam o passe escolar utilizando os ônibus da Viação Leopoldina para deslocamento na zona urbana, além dos ônibus da Viação Bassamar e da Leopoldina Turismo dos quais se utilizam alunos que moram nos distritos e comunidades rurais do município de Leopoldina. Os passes escolares também beneficiam os estudantes da Rede Estadual de Ensino que tem 8 escolas na cidade e 4 em distritos.

Com isso, o número de passageiros dos ônibus urbanos aumenta consideravelmente nos horários de pico, devendo contribuir consideravelmente para tumultuar o já caótico trânsito da cidade, uma vez que todas as linhas da Viação Leopoldinense se deslocam pelas vias urbanas centrais de Leopoldina.

Somado a isso, é grande o número de veículos particulares que levam e buscam os alunos das escolas particulares com estacionamento para embarque e  desembarque em locais impróprios proporcionando filas de veículos em algumas ruas e praças no entorno de algumas escolas.


Com a volta às aulas, dezenas de ônibus e vans escolares voltarão a circular nas ruas da cidade

Os sábados letivos

Também estão previstos no Calendário Escolar 2018 sete sábados letivos com início no dia 10 de março com atividades extras, o que se repetirá no dia 10 de abril. No dia 26 de maio o sábado letivo será voltado para a Festa Literária de Leopoldina e no dia 16 de junho o foco será na Festa Junina. O sábado letivo de 15 de setembro será voltado para a Virada da Educação Minas Gerais (VEM). Já em 6 de outubro o foco será na Festa das Crianças. A série de sábados letivos será encerrada em 10 de novembro, dedicado à Consciência Negra.

O calendário escolar também prevê datas para planejamento, cursos e encontros pedagógicos nos dias 15 e16 de fevereiro e 20 e 21 de dezembro. Os Conselho de Classe ocorrerão em 04/05, 04/07, 04/10 e 04/12.

Quando ocorrerá a recuperação

Também foi estabelecido no calendário operíodo para recuperação que será paralelo e contínuo durante o ano letivo, ao final de cada bimestre sem prejuízo da carga horária do aluno, além de estudos independentes a serem realizados após o ano letivo, com avaliação prevista para os dias 20 e 21 de dezembro.

Feriados e dias santos

Segundo o calendário, após o início e até o término do ano letivo sete datas são apontadas como feriados ou dias santos: Paixão de Cristo, na sexta-feira, 30 de março; Tiradentes, no sábado, 21 de abril; Dia do Trabalho, na terça-feira, 1º de maio; Corpus Christi, na quinta-feira, 31 de maio; Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira, 12 de outubro Finados, na sexta-feira, 2 de novembro e Proclamação da República, na quinta-feira, 15 de novembro.

Férias e recesso

O período oficial de férias de 2018 foi estabelecido para o período de 2 a 31 de janeiro, mas para coincidir com o calendário estadual, houve recesso entre os dias 1º e 12 de fevereiro. No meio do ano, haverá recesso entre os dias 16 e 29 de julho e mais à frente haverá dois recessos, o primeiro entre os dias 15 e 19 de outubro e  o segundo entre os dias 22 e 31 de dezembro.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »