20/02/2018 às 15h46min - Atualizada em 20/02/2018 às 15h46min

Festa do Imigrante Italiano começa nesta quarta (21) e vai até domingo (25) em Leopoldina

Evento será realizado sob patrocínio da ACIL-Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Festa na Igrejinha da Onça é sempre muito concorrida (Arquivo Jornal Leopoldinense)
Com o patrocínio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina – ACIL – e apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina via Secretaria de Cultura, Lions Clube Leopoldina e APAE, acontece em Leopoldina, a Festa do Imigrante Italiano com uma programação que terá início nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, às 08:00 horas, com um ato cívico na Escola Estadual Professor Botelho Reis(Ginásio) onde será feito o hasteamento das bandeiras de Leopoldina, Brasil e Itália.
 
À noite, a partir das 20:00 horas, terá início um roteiro gastronômico em restaurantes da cidade credenciados pela ACIL, e estarão colocando no cardápio, de forma promocional, pratos e sobremesas da culinária típica italiana. O roteiro será repetido todos os dias, no mesmo horário, até domingo, 25 de fevereiro.
 
Na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 19:00 horas, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, haverá palestra com o historiador e genealogista José Luiz Machado Rodrigues, membro da ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes e colunista do jornal Leopoldinense, com o tema "Imigração Italiana em Leopoldina". Logo em seguida, no mesmo local, será feita a abertura de exposição IMMIGRAZIONE-A Presença Italiana em Leopoldina. Apenas nesta data, o roteiro gastronômico terá início às 21:00 horas.
 
No sábado, 24 de fevereiro, a partir das 19:00 horas serão feitas apresentações musicais e danças típicas da Itália, na praça Félix Martins com o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.


O percurso da caminhada tem 4,5 quilômetros  (Arte > Cristiano Fófano)
 
A Festa do Imigrante Italiano será encerrada no domingo, 25 de fevereiro, com Missa na Capela Santo Antônio de Pádua, Bairro da Onça, às 08:00 horas. Na sequência, a partir das 09:00 horas, acontece a Caminhada dos Imigrantes, num percurso de 4,5 quilômetros, com saída da Capela Santo Antônio de Pádua seguindo até a Praça Félix Martins onde serão realizadas apresentações culturais e bandas de música.
 
Também na Praça Félix Martins haverá a Ação de Saúde: Unidos pela Diabetes, liderada pelo Lions Clube Leopoldina. A partir das 11:00 horas acontece o Festival de Macarronada na Praça/Comida Típica Italiana, em benefício da APAE de Leopoldina.
 
O roteiro gastronômico
 

O roteiro gastronômico tem 8 restaurantes (Arte Cristiano Fófano)
 
A ACIL divulgou o roteiro gastronômico formado por 8 restaurantes e pizzarias: Lobato Bar e Restaurante, Spettos Choperia, Texas Club Restaurante, Mondo Japa Grill, Chafariz Pizzaria Gourmet, Manera Minera Restaurante e Pizzaria, Taco’s Restaurante e La Bella Bruna Restaurante e Pizzaria.
 
Fontes> Cristiano Fófano/ACIL/Arquivo do Jornal Leopoldinense
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »