18/03/2018 às 09h19min - Atualizada em 18/03/2018 às 09h19min

Inscrições para Usina Criativa de Cinema vão até 31 de março

Para quem tem vontade de fazer um curta-metragem mas ainda não teve oportunidade de realizar seu sonho, a hora é agora!

O Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais lançou, no dia 05 de fevereiro, a 3º edição do Edital Usina Criativa de Cinema, um concurso regional que apoia os realizadores locais na produção de filmes.
 
Nos últimos dois anos, o edital já promoveu a realização de 12 curtas-metragens, que envolveram mais de 200 profissionais locais, e que hoje percorrem festivais e conquistam prêmios em diversos pontos do Brasil e também no exterior.
 
As inscrições estão abertas desde o dia 05 de fevereiro e se encerram no próximo dia 31 de março.
 
Veja abaixo as informações sobre o concurso e comece já a elaborar seu projeto.
 
O que é o Edital Usina Criativa de Cinema?

Uma ação do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira que irá selecionar quatro projetos de obras de curtas-metragens, inéditas e originais, em qualquer gênero - ficção, documentário, animação e experimental.
 
O concurso oferece recursos financeiros no valor de R$30.000 para cada contemplado, além de 09 consultorias em diversas áreas do fazer audiovisual.
 
Como nos anos anteriores, um quinto filme será selecionado na categoria Realizador-Convidado, com a participação de um profissional de reconhecida experiência no campo audiovisual, que irá mobilizar uma equipe local em sua produção.  
 
Quem pode concorrer?
Residentes em uma das 64 cidades e/ou distritos da área de abrangência da empresa ENERGISA em Minas Gerais, patrocinadora da iniciativa. Não é necessário ter experiência anterior na produção de um filme.
 
Como faço para me inscrever?
No site Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, você acessa o Edital completo, o formulário de inscrição e ainda tira suas dúvidas em relação à elaboração do projeto.  CLIQUE AQUI
 
Quem faz a seleção dos contemplados?
Uma comissão técnica formada por profissionais do cinema de outras regiões do Brasil. 
 
Quando será anunciado o resultado do Edital?
Em abril, em data a ser divulgada.
 
Quando as obras serão filmadas e onde?
Entre abril e agosto, nas cidades indicadas acima, por equipes técnicas e artísticas locais.
 
Quando os filmes serão exibidos pela primeira vez?
O Edital Usina Criativa de Cinema integra as ações do 6º Festival Ver e Fazer Filmes, que será realizado de 25 a 29 de setembro, em Cataguases. Na ocasião, um evento especial fará o lançamento dos cinco filmes, com premiação em diversas categorias, pelo júri popular e júri técnico.  
 
O FESTIVAL VER E FAZER FILMES - USINA CRIATIVA DE CINEMA é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais. 
 
Serviço:
 
Edital Usina Criativa de Cinema 2018
Inscrições: 05 de fevereiro a 31 de março
Anúncio dos selecionados: Abril
Consultorias com especialistas: Maio a Agosto
Produção e finalização dos filmes: Maio a Agosto
Lançamento dos filmes: Setembro
Mostra Regional: Outubro
 
Enviado por Beth Sanna-Assessoria de Comunicação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »