17/04/2018 às 19h42min - Atualizada em 17/04/2018 às 19h42min

Fóruns Regionais de Governo retomam reuniões dos colegiados executivos em todos os territórios

Encontros serão para avaliar os processos do modelo de participação popular, desde a implantação, e monitorar as demandas levantadas em todo estado

SEGOV - Governo de Minas - Central de Imprensa
Foto: Neimar Costa
Os Fóruns Regionais de Governo retomam, na próxima semana as reuniões de trabalho dos colegiados executivos nos 17 territórios de desenvolvimento. O objetivo dos encontros é acompanhar e avaliar a execução das demandas levantadas em todo o estado durante as etapas dos Fóruns, no período de 2015 a 2017.

As reuniões vão se estender até junho. Estão previstos encontros nos seguintes territórios: Mucuri, em Teófilo Otoni; Baixo e Médio Jequitinhonha, em Almenara; Central, em Curvelo; Alto Jequitinhonha, em Diamantina; Mata, em Além Paraíba; Vertentes, em Barbacena; Triângulo Sul, em Uberaba; Triângulo Norte, em Uberlândia; Oeste, em Divinópolis; Sudoeste, em Passos; Noroeste, em Paracatu; Vale do Rio Doce, em Governador Valadares; Vale do Aço, em  Ipatinga; e Caparaó, em Manhuaçu.

O colegiado executivo é composto por membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil, dos órgãos públicos estaduais, um prefeito e um vereador por microterritório.
 
Diálogo permanente

“O Governo vai fazer um balanço do atendimento das necessidades priorizadas pela população. Esse é um diálogo permanente que o Governo mantém com a sociedade civil, vereadores e prefeitos, buscando aprofundar a política de participação social”, afirma Fernando Tadeu David, subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), César Lima, ressalta que a discussão das prioridades dos territórios de forma regionalizada fortalece o papel dos colegiados executivos. Ele observa ainda que os Fóruns, como canal direto com as lideranças locais, têm permitido que as necessidades sejam identificadas e tenham um tratamento dedicado pelo Estado.

“Esses três anos de diálogo com a população dos 853 municípios, por meio dos Fóruns Regionais, possibilitaram e possibilitam que, mesmo em um cenário de dificuldade econômica, ações sejam implementadas e os principais serviços continuem sendo prestados pelo Estado”, afirma o secretário adjunto da Seplag. 
 
História

Os Fóruns Regionais de Governo, criados em 2015, são uma iniciativa inédita em Minas Gerais. O modelo de “ouvir para governar” completa três anos em 2018 e está entre os finalistas do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA).

Esse método de governo conta com a participação popular, estabelecendo um elo entre o poder público e a população. Desde a instalação, cerca de 100 mil pessoas já compareceram aos eventos dos Fóruns Regionais de Governo realizados em todo o estado.

Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico de cada território a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela população. Foram registradas 12.689 demandas, das quais 2.087 foram priorizadas.

Para reforçar a política de regionalização, durante o ano de 2017, também foram realizados 15 encontros dos Fóruns Regionais. Nessa etapa, cerca de 150 ações e serviços, preparados por mais de 40 órgãos estaduais, foram levados aos territórios. 

O principal objetivo foi prestar contasdas políticas públicas executadas, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços aos vereadores, prefeitos, sociedade civil organizada e aos cidadãos em geral.

 
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Seedif – Telefone (31) 3915-0110 / 2910

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »