27/04/2018 às 19h48min - Atualizada em 27/04/2018 às 19h48min

Secretaria de Cultura lança II Concurso de Fotografia de Leopoldina

Com o tema ‘Olhar sobre o que é nosso’ as fotografias deverão exibir elementos obtidos somente no município de Leopoldina, incluindo distritos.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
A Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina vai promovero II Concurso de Fotografia do Município com o tema:  Olhar sobre o que é nosso’.  O regulamento foi publicado na edição nº 2.238, de quarta-feira, 25 de abril de 2018, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

Segundo a publicação oficial, o objetivo é fomentar, reconhecer e premiar o“olhar”que melhor representa o município de Leopoldina, estimulando a arte fotográfica amadora e a descoberta de novos talentos da fotografia, bem como fomentar a divulgação de imagens que retratam o município, promovendo a valorização do patrimônio cultural material e imaterial do município, bem como suas paisagens culturais, manifestações populares.

De acordo com o regulamento divulgado, os trabalhos terão tema livre que englobem e contenham elementos da fauna, flora, arquitetura, as pessoas, manifestações populares, patrimônios culturais, pontos turísticos, da cidade de Leopoldina.

As fotografias deverão exibir elementos obtidos somente de Leopoldina, incluindo distritos e serão admitidas fotografias capturadas por meio digital com resolução mínima de 05 megapixels ou convencional (filmes).

Quem pode participar e inscrições

O regulamento divulgado deixa claro que o concurso é aberto a todos, exceto aos membros da comissão julgadora, fotógrafos profissionais e servidores públicos da Secretaria Municipal de Cultura.

O período das inscrições será de 02 de maio a 08 de junho de 2018 e deverão ser feitas junto ao Museu Espaço dos Anjos localizado na Rua Barão de Cotegipe, nº386 – Centro ou através do e-mail segundoconcursodefotografia@gmail.com

Cada participante poderá inscrever com o número máximo de duas fotografias, devendo ser entregue no ato da inscrição uma cópia impressa em papel de foto, no tamanho de 20 x 30, a qual não será devolvida, ficando arquivada no Museu Espaço dos Anjos.

Deverá ser enviado também um arquivo digital com cópia de cada fotografia para o e- mail segundoconcursodefotografia@gmail.comou entregue em cd no Museu Espaço dos Anjos.

A fotografia física a ser encaminhada deverá ser identificada em seu verso, através de uma etiqueta adesiva, com: título; descrição da imagem; local onde foi capturada; nome do autor e data. O material fotográfico deverá estar em um envelope grande, o qual, em seu lado externo, deverá ser identificado com o título da fotografia, o nome do autor, endereço, telefone de contato e e-mail.A responsabilidade de utilização de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais, cabe inteira e exclusivamente aos participantes.

As fotografias, o julgamento, a divulgação do resultado e a premiação

O regulamento publicado no Diário Oficial estabelece que a fotografia enviada pelo concorrente, obrigatoriamente, não poderá ter conteúdo:que possa causar danos a terceiros, seja por meio de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;que seja obscena e/ou pornográfica;que contenha conotação racista, homofóbica ou discriminatória;que constitua em ofensa à liberdade de crença e às religiões;que tenha intenção de divulgar produto ou serviço ou qualquer finalidade comercial;que faça propaganda eleitoral ou divulgue opinião favorável ou contra partido ou candidato ou que tenha sido produzida por terceiros.

As fotografias enviadas não poderão, em hipótese nenhuma, ser alteradas com programas de edição de imagens tipo Photoshop, por exemplo. As fotos inscritas e as ampliações selecionadas para exibição não serão devolvidas. Os promotores reservam para si o direito de utilização das imagens para fins promocionais ou institucionais da Prefeitura Municipal de Leopoldina.

As fotografias serão analisadas por uma Comissão Julgadora composta por fotógrafos profissionais da cidade que serão convidados pela Secretaria Municipal de Cultura.Como critérios de avaliação, a Comissão Julgadora levará em consideração criatividade, originalidade e adequação ao tema, e outros possíveis critérios técnicos a serem definidos pela Comissão Julgadora, caso necessário.

A divulgação do resultado oficial das três fotos escolhidas será através de uma exposição no Museu Espaço dos Anjos no dia 28 de junho, às 19:30h.As fotografias escolhidas serão publicadas e participarão de exposições de fotografias no Município e em materiais promocionais da prefeitura. O primeiro colocado receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$1.000,00, um certificado e um troféu.

Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros

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