16/06/2018 às 12h32min - Atualizada em 16/06/2018 às 12h32min

Desfile pelas ruas do centro chama a atenção da população para o ato do doar sangue

O Posto de Coleta do Hemominas atende aos doadores todas as quintas-feiras, das 08:00 às 16:00 horas.

João Gabriel B. Meneghite
A Secretaria Municipal de Saúde, organizou a campanha 'Junho Vermelho', com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue. A concentração ocorreu na manhã deste sábado, 16 de junho, na Praça Professor Botelho Reis, em frente ao Ginásio Leopoldinense, de onde saiu um comboio de veículos do SAMU, Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Saúde, com destino à Praça Felix Martins. Em seguida também desfilaram pelo centro ciclistas e pessoas a pé, segurando faixas e cartazes alusivos ao tema. 

Participaram da campanha profissionais da área de saúde, entidades esportivas, filantrópicas, usuários dos programas e serviços como o Núcleo de Saúde Mental e Odontológica, Polo de Saúde Agostinho Pestana, além de alunos e professores de escolas particulares e públicas do município de Leopoldina. 
 
Fundado há três anos, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas em Leopoldina tem sido referência regional. Anteriormente, a unidade de coleta e transfusão de sangue mais próxima de Leopoldina era em Além Paraíba e atendia às necessidades de toda a região.  Com a entrada em funcionamento da Unidade de Coleta de Sangue de Leopoldina, foi possível aumentar no número de doadores voluntários, garantindo a segurança na transfusão.
 
O carinho que os funcionários do PACE têm com a população demonstra um exemplo de serviço público de qualidade. Mais do que isso - eles abraçaram a causa e trabalham diariamente na conscientização da população, seja numa conversa informal ou intensificação da divulgação nas redes sociais. Aos poucos, conquistaram os leopoldinenses e conseguiram parcerias que fortaleceram ainda mais o serviço. Escolas, empresas e diversas entidades participam de campanhas, que estão sendo intensificadas cada vez mais, a exemplo dessa última, realizada neste sábado. 
 
Uma grande conquista para o serviço foi a implantação do cadastramento de doadores de medula óssea, que já vem dando resultados significativos com a identificação de doadores compatíveis com muitas pessoas que estão precisando da doação.
 
Saiba como doar sangue em Leopoldina
 
O Posto de Coleta do Hemominas funciona no Polo de Saúde Agostinho Pestana que fica localizado no prédio em frente ao hospital de Leopoldinae atende aos doadores todas as quintas-feiras, das 08:00 às 16:00 horas.
 
Vale ressaltar que os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses.
Para doar sangue não precisa estar em jejum e é importante uma boa hidratação, tanto no dia da doação como no que antecede.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »