01/07/2018 às 19h32min - Atualizada em 01/07/2018 às 19h32min

CEFET-MG é destaque em Censo de Startups e Empresas de Base Tecnológica

Em 2017, a Nascente Incubadora de Empresasapoiou 8 projetos de incubação e 10 de pré-incubação em BH, Araxá, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina e Nepomuceno.

O Professor Rodrigo Sales da Nascente Incubadora de Empresas do Cefet Leopoldina
O CEFET-MG é destaque quando o assunto é fomento e apoio à inovação tecnológica no Estado. Ao lado da UFMG, a Instituição foi a que mais apoiou o desenvolvimento da Propriedade Intelectual de startups, é o que revela o Censo Mineiro de Startups e demais Empresas de Base Tecnológica.

O projeto, idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), teve como objetivo identificar e caracterizar as empresas de base tecnológica (EBTs) em Minas Gerais, ou seja, aquelas que realizam suas atividades por meio de uso intensivo de conhecimento científico e tecnológico. As EBTs, no estudo, foram divididas entre startups e empresas consolidadas.

De acordo com o e-book, 29% das startups e 30% das empresas consolidadas apresentam parceria ou apoio de alguma instituição para o desenvolvimento de propriedade intelectual (PI). Em paralelo, as instituições que mais deram apoio ao desenvolvimento de PI foram o CEFET-MG e a UFMG, ambos com 15%. Além disso, quase metade das startups (48%) fazem uso de espaço físico de ambientes de inovação, como incubadoras de empresas, aceleradoras, parques tecnológicos e coworkings.

As estatísticas presentes no levantamento permitem observar dois cenários: o CEFET-MG dá suporte ao desenvolvimento de propriedade intelectual das empresas de base tecnológica, ao mesmo tempo em que oferece espaço para que elas evoluam para estágios mais sólidos. Essa, inclusive, é uma das missões da Nascente Incubadora de Empresas, criada em 1999 no CEFET-MG.

A Nascente é um berço para a transformação de ideias e projetos em empresas consolidadas. Desde a sua criação, a Nascente já graduou 17 empresas e recebeu cerca de 60 projetos de pré-incubação e de incubação. Só em 2017, a Nascente apoiou oito projetos de incubação e 10 de pré-incubação nos campi de Belo Horizonte, Araxá, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina e Nepomuceno.

Há, atualmente, em âmbito local, regional e nacional, muitos programas de pré-aceleração e aceleração focados no desenvolvimento de ideias e validação dos modelos de negócio, entretanto o diferencial de uma incubadora como a Nascente consiste justamente na sua vinculação à uma instituição de ensino e pesquisa de excelência e no apoio dado por ela aos empreendimentos na fase de incubação, dadas as dificuldades de sobrevivência dos projetos que saem daqueles programas e não se tornam empresas de fato, avalia o coordenadora da Nascente, professor Daniel Lopes.

O Censo Mineiro de Startups e demais Empresas de Base Tecnológica é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), coordenada pelo HUB Minas Digital, que contou com o apoio do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Rede Mineira de Inovação (RMI).

Panorama

Ao todo, 439 empresas responderam ao Censo da SEDECTES em Minas, das quais 357 se identificaram como startups e 82 como empresas consolidadas. No Estado, há 1.000 empresas de base tecnológica, distribuídas em quatro parques tecnológicos, 21 incubadoras de empresas, 13 aceleradoras, 31 comunidades e dezenas de espaços decoworking e outros ambientes.

Minas é o terceiro maior polo de startups do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. E Belo Horizonte é a 3ª cidade com o maior número delas no país. Ainda de acordo com o e-book, o número de empresas consolidadas por ano que iniciaram seus projetos entre 2010 e 2017 cresceu 125%, enquanto que de startups cresceu 2.240%.

O e-book está disponível em:

http://www.cefetmg.br/galeria/download/2018/06/Censo-SEDECTES-CPD.pdf

Fonte>Comunicação CEFET-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »