12/08/2014 às 11h10min - Atualizada em 12/08/2014 às 11h10min

Leopoldina implanta Laboratório de Prótese Dentária

Engana-se quem imaginar que só será produzido dentadura

Prefeitura Municipal de Leopoldina

A Secretaria Municipal de Saúde implantou o Laboratório de Prótese Dentária que confeccionará próteses mandibular e maxilar parcial removível, coroas, intrarradiculares fixas (os chamados pinos) e adesivas.

Indica-se a prótese quando as condições para se recuperar um dente não existem. Ela devolve a função de mastigação correta dos alimentos, o que por consequência previne e até elimina problemas digestivos, avalia a nutricionista Flávia Ribeiro Pereira. Isso sem falar no extermínio de bactérias e a prevenção de infecções advindas de uma dentição em mau estado de conservação, completa o coordenador de odontologia da SMS, Márcio Alvim.

Na avaliação da fonoaudióloga, Daniela de Castro Couto, vários fatores levam a uma boa dicção e um deles é a boa formação dentária, que torna a fala mais clara e perceptível. É claro que uma dentição completa tem efeito sobre a auto-confiança  nas relações pessoais e de trabalho por que isso aumenta a auto estima. Um sorriso aberto é a demonstração clara de que a pessoa está bem consigo mesma, por que isso faz parte da estética, do dia a dia nosso, arremata a psicóloga Ana Paula Neto Rodrigues.

O dentista José Roberto Amaral Junqueira, responsável pela moldagem das próteses requeridas pelos dentistas da rede pública, diz que é gratificante ver a satisfação dos pacientes. “É uma mudança positiva de postura, pois ele recupera a função mastigatória, fonética e estética, e consequentemente a auto estima”, finaliza.

O atendimento das exigências administrativas e sanitárias para a implantação deste laboratório foram trabalhosas para serem cumpridas, por que não era uma dependência só do município, mas também de outros profissionais de empresas privadas. O prefeito, Dr. José Roberto, nos cobrava diariamente uma solução, mas conseguimos pela união de vários setores da secretaria de saúde e da prefeitura. Hoje, o laboratório de prótese é uma realidade conquistada para a população, completa a secretária de saúde, Lucia Gama.

Fonte:Prefeitura Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »