25/07/2018 às 16h22min - Atualizada em 25/07/2018 às 16h22min

Facebook tira 196 páginas do MBL que espalhavam notícias falsas

Além disso, 87 contas pessoais utilizadas por membros do grupo de extrema-direita também foram desativadas

O Tempo
Página Jornalivre foi retirada do ar nesta quarta |

O Facebook desativou, nesta quarta-feira (25), 196 páginas e 87 contas pessoais utilizadas por membros do grupo de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL) para a divulgação e propagação de notícias falsas. A iniciativa é uma das ações promovidas pela rede social para a mitigação de fake news que podem atrapalhar as eleições de outubro deste ano. A informação é da agência Reuters.

Em comunicado, o Facebook disse que tirou do ar “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook e escondia a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”. O nome das páginas e dos perfis não foram divulgados.

Fontes sigilosas ouvidas pela reportagem da Reuters, entretanto, disseram que a rede de páginas e perfis eram administradas por importantes nomes da MBL. As páginas somavam mais de meio de milhões de seguidores e espalharam notícias falsas com abordagem conservadoras. De acordo com as fontes, Jornalivre Brasil e O Diário Nacional foram algumas das redes retiradas do ar.

Ainda segundo as fontes, os administradores das páginas produziam notícias falsas como se elas viessem de diferentes veículos de comunicação. O Facebook informou ainda que retirou a rede do ar no Brasil após uma “rigorosa investigação” das páginas e perfis que violavam a política de autenticidade.

O anúncio ocorre após o Facebook sofrer pressões para fortalecer o combate ao espalhamento de notícias falsas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »