08/08/2018 às 21h31min - Atualizada em 08/08/2018 às 21h31min

Job dos Santos Vitral é homenageado pela Loja Maçônica 27 de Abril

Aos 92 anos, ele é considerado o maçom mais antigo da Casa e, possivelmente, da região.

João Gabriel B. Meneghite
Job Vitral recebendo a homenagem da Loja Maçônica 27 de Abril.
A Loja Maçônica 27 de Abril promoveu um jantar de confraternização na noite desta terça-feira, 07 de agosto, para homenagear Job dos Santos Vitral, de 92 anos, considerado o maçom mais antigo da Casa e, possivelmente, da região. Ele é natural de Santo Antônio do Aventureiro e mudou-se para Leopoldina com o seu pai, onde estabeleceu-se trabalhando no comércio. Job foi um dos sócios da Casa Elite, uma das mais tradicionais lojas que existiu na cidade. É casado com Zenit Alves Vitral, com quem teve duas filhas, sete netos e seis bisnetos.

Entrou para a maçonaria no ano de 1956, dois anos após a fundação da Loja Maçônica 27 de Abril de Leopoldina, que teve como primeiro Venerável Átila Lacerda da Cruz Machado. Job Santos Vitral foi o quarto Venerável, de 1963 a 1964. Nesta ocasião, foi homenageado com uma placa destacando os relevantes serviços prestados. Há alguns anos ele também foi condecorado com a mais alta comenda da maçonaria, a de Grau 33.

O evento contou com a participação de maçons e seus familiares, além da presença do presidente da APAE de Leopoldina José do Carmo Fófano Vieira, que entregou um certificado de agradecimento a Loja Maçônica 27 de Abril e seu Venerável Mestre Ricardo Carvalho Gomes, por terem contribuído com a qualidade de vida de pessoas com deficiência. "Foi uma homenagem justa, pois abraçaram a causa da APAE. Conheci o Ricardo a pouco tempo e percebi que é um ser humano fantástico", comentou José do Carmo.

Falando ao jornal Leopoldinense, Ricardo Carvalho Gomes disse que foi pego de surpresa com a homenagem. Ele assumiu os trabalhos à frente da Loja Maçônica 27 de Abril no ano de 2017, ocupando o cargo de Venerável, que se estenderá até o ano de 2019. "Tenho a sensação de dever cumprido, está dando tudo certo, do jeito que imaginávamos. Realizamos muitas atividades, entre as quais destaco a criação de um pórtico no acesso da cidade, em parceria com a Loja Maçônica Paladinos da Liberdade; sorteios beneficentes de prêmios com renda revertida para a APAE de Leopoldina; Natal solidário com crianças residentes em bairros carentes; almoço beneficente; parceria com o Lions Clube Leopoldina na Campanha da Visão, quando realizamos a primeira Chopada do Bode de Leopoldina para angariar fundos para essa ação, entre tantas outras ajudas que promovemos" comentou.

Ricardo disse ainda que já está fazendo contato com as lojas maçônicas da região para realizarem em conjunto uma grande campanha regional, que consiste em um sorteio beneficente para angariar fundos para entidades de diversos municípios participantes. Segundo ele, a proposta foi bem recebida e em breve poderá divulgar mais detalhes da ação.

Paulo (E) entregou a placa de homenagem ao senhor Job Vitral.

O Venerável Ricardo com membros da Loja Maçonica 27 de Abril.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »