14/12/2018 às 09h59min - Atualizada em 14/12/2018 às 10h21min

Vereadores aprovam projeto que obriga empresa de ônibus a informar o itinerário das linhas

Valdilúcio Malaquias, autor do projeto, justificou que a ação vai proporcionar o bem-estar aos usuários do transporte coletivo com a divulgação do trajeto dos ônibus.

Em Juiz de Fora, ônibus circulando com placa indicativa de itinerário (Tribuna de Minas)
A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da informação de itinerário no transporte coletivo urbano do Município de Leopoldina. A matéria, de autoria de Valdilúcio Malaquias, determina que as informações sobre ruas e avenidas que compõem os trajetos dos veículos devem ser veiculadas em placa indicativa, afixada na lateral dos ônibus, ao lado da porta de entrada.

O Projeto de Lei nº 60/2018 estabelece um prazo de 90 dias para que a empresa concessionária que executa o serviço de transporte coletivo urbano passe a adotar tal procedimento.


Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar salientou que a medida visa o bem-estar da coletividade.

Segundo ele, o usuário do transporte coletivo tem o direito de receber informações adequadas sobre os trajetos dos ônibus, visto que a maioria dos cidadãos desconhece o itinerário das linhas, o que causa diversas dúvidas e questionamentos nos pontos de embarque.

Valdilúcio Malaquias informou que medida semelhante já foi adotada em vários municípios e anexou ao projeto cópia do decreto que regulamentou a lei com o mesmo objeto em Juiz de Fora. A discussão sobre a matéria ocorreu na reunião ordinária realizada no dia 13 de novembro, ocasião em que o Projeto de Lei nº 60/2018 foi aprovado por unanimidade.

O Jornal Leopoldinense ouviu o diretor da Viação Leopoldinense, concessionária do transporte coletivo urbano em Leopoldina, Valdir Antônio Teixeira, para quem a introdução das informações nas laterais dos ônibus vai gerar custos que já estão sendo levantados. Contudo, ele disse que prefere aguardar o prefeito sancionar o projeto de lei.


Waldir Antonio Teixeira diretor da Viação Leopoldinense

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »