22/12/2018 às 11h55min - Atualizada em 22/12/2018 às 11h55min

Delegada de Mulheres faz palestra em reunião da Câmara Municipal de Leopoldina

Dra. Ione Barbosa falou sobre como combater a violência contra a mulher durante lançamento da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal

Dra. Ione Barbosa falou sobre como combater a violência contra a mulher
A Câmara Municipal de Leopoldina promoveu o lançamento da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher. A sessão solene ocorreu no dia 20 de dezembro de 2018 e contou com a participação da Titular da Delegacia de Mulheres de Juiz de Fora, Dra. Ione Maria Moreira Dias Barbosa.

Sob a presidência do vereador Pastor Darci José Portella, o evento foi prestigiado pelos vereadores Kélvia Raquel e Flávio Lima Neto (membros efetivos da Comissão), além de José Ferraz Rodrigues. Os parlamentares Hélio Batista Braga de Castro, Waldair Barbosa Costa, Jacques Villela e Valdilúcio Malaquias justificaram suas ausências.

Inicialmente, após saudar a presença de todos e ressaltar a importância do evento, o Presidente Darci Portela passou a palavra à vereadora Kélvia Raquel. Ela comentou que a implantação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher representava um enorme ganho para a cidade, pois tratará de um assunto tão latente e presente no dia a dia local.

Em seguida, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas, Secretária Municipal de Assistência Social, discorreu que a questão da mulher faz parte da agenda municipal, destacando como são feitos os atendimentos às mulheres. Ela destacou a implantação da Casa da Mulher que presta um acompanhamento às vítimas de violência, visando seu fortalecimento e empoderamento na busca de seus direitos.

Paulo Junqueira, representante do Projeto “Casados para sempre”, defendeu ser necessário cuidar da origem do problema, salientando que não há possibilidades de resgatar o país se não resgatarem os valores da família.

José Ferraz Rodrigues também reconheceu a importância do evento promovido pela Câmara e lamentou que o país esteja passando por momentos de dificuldades que atingem diretamente a garantia dos direitos dos cidadãos, especialmente as mulheres.

Em seguida, Dra. Ione Maria Moreira Dias Barbosa fez uma palestra sobre o tema “Como o Município pode atuar no combate à violência contra a Mulher”, apresentando números que refletem a realidade dessa violência. Ela discorreu sobre medidas protetivas e Lei Maria da Penha, além de apresentar casos recentes que foram tratados pela delegacia onde ela atua. Em sua opinião, a imagem do poder do homem sobre a mulher precisa ser desconstruída na medida em que o tema é levado a debates na esfera pública e também nas escolas.

A delegada reconheceu a necessidade de se investir na base, promovendo uma conscientização na sociedade, para que a repressão não precise acontecer. No final, elogiou a iniciativa da Câmara de criar uma comissão permanente sobre esse tema e destacou a rede de atendimentos à mulher implantada no município de Leopoldina.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »