29/12/2018 às 13h55min - Atualizada em 29/12/2018 às 13h55min

"Erros das políticas de segurança pública" é o mais novo livro Dr. Antônio Márcio J. Lisboa

Livro foi lançado no dia 21 de dezembro de 2018 no restaurante Carpe Diem, na quadra 104, Asa Sul em Brasília-DF

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Lançamento do livro Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa(Divulgação)
O médico e escritor leopoldinense radicado em Brasília-DF, Dr. Antonio Marcio Junqueira Lisboa, membro titular da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, fez no dia 21 de dezembro de 2018, no restaurante Carpe Diem, na quadra 104, Asa Sul de Brasília-DF, o lançamento público de seu mais novo livro intitulado: "Erros das políticas de segurança pública".

No dia 23 de novembro de 2018, o Dr. Antonio Márcio  fez uma conferência no Senado Federal sobre este livro que condensa 30 anos de estudo, publicações, conferências, palestras, reuniões, tentando contribuir para a diminuição da violência. Lembro-me sempre da história do colibri que, carregando água em seu bico, tentava apagar um incêndio na floresta. Ao perguntarem-lhe se ele acreditava que o conseguiria, respondeu: “Estou fazendo a minha parte”. Eu me considero um colibri de 92 anos.

No dia 17 de dezembro de 2018, o Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça, no Grau de Comendador, “por haver prestado notáveis serviços ao Ministério, na área nacional e internacional”.



O livro narra que a violência é, na maioria das vezes, consequência da ação de indivíduos portadores de sérios distúrbios de comportamento. Só diminuirá significativamente quando nos conscientizarmos de que sua prevenção está na formação de bons cidadãos. As políticas de segurança pública veem utilizando, há mais de um século, medidas punitivas e repressivas, com resultados decepcionantes, pois a violência vem em um crescendo assustador. O maior erro foi o de não prevenir a formação de indivíduos com comportamentos antissociais.

A prevenção, pode ser realizada em quatro estágios. Os dois primeiros, são de responsabilidade pediátrica, os dois últimos, dos órgãos de segurança e da Justiça: 1) a prevenção primária, a mais importante, tem como objetivo a formação de bons cidadãos; 2) a secundária, visa prevenir os fatores que possam originar comportamentos antissociais; 3) a terciária, prevenir a ação dos criminosos; 4) a quaternária, a detenção de criminosos. E, se continuarmos com as mesmas políticas atuais não dando certo? A resposta poderá ser encontrada na entrevista fictícia de autoria de Arnaldo Jabur, entre Marcola e o Jornal O GLOBO.

Fonte> Sociedade de Pediatria do Distrito Federal


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »