01/02/2019 às 08h10min - Atualizada em 01/02/2019 às 08h10min

Presidente Waldair Costa confirma realização de audiência pública sobre esportes

Ele salientou que a ideia é muito oportuna, pois possibilitará a participação de vários segmentos esportivos, inclusive representantes do Poder Executivo

Waldair B. Costa durante entrevista à Rádio Jornal
Em apenas um mês como presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa tem demonstrado ser uma pessoa de diálogo e vem estabelecendo uma relação bastante saudável com a imprensa local, participando de entrevistas com o objetivo de informar e esclarecer sobre o funcionamento da Câmara Municipal.
 
Recentemente, o parlamentar compareceu pela segunda vez no estúdio da Rádio Jornal AM, desta vez para participar do Programa Na Marca do Penalty. Foi a primeira vez que um presidente da Câmara comparece ao tradicional programa, apresentado pelo radialista Jorge Antônio Silva.
 
Torcedor do Vasco da Gama, Waldair não escapou das brincadeiras em torno do seu time de coração e aproveitou o espaço para discutir a real situação do esporte local e alternativas para resgatá-lo. “Eu considero o esporte muito importante, pois através dele você evita muitos problemas”, afirmou.
 
Durante a entrevista, o presidente recebeu como sugestão a realização de uma Audiência Pública sobre o Esporte de Leopoldina. Waldair salientou que a ideia é muito oportuna, pois possibilitará a participação de vários segmentos esportivos, inclusive representantes do Poder Executivo, como o prefeito e o secretário de esportes. “É preciso aproximar o Executivo e o Legislativo para traçar novas metas e alcançar resultados mais rápidos. A audiência pública mostrará o caminho a ser seguido”, defendeu.
 
Waldair Barbosa Costa lamentou que o atual cenário do esporte em Leopoldina é de decadência, citando o péssimo estado de conservação das quadras esportivas instaladas nos bairros da cidade. Tebas foi outro exemplo citado pelo vereador. Segundo ele, o distrito possui uma quadra esportiva, mas ela não é de boa qualidade. Ele informou que, em seu primeiro mandato, lutou muito para que a comunidade ganhasse uma quadra coberta onde as pessoas pudessem utilizar também para fazer suas festas, visto que o distrito é carente desse espaço.  Mesmo diante desse quadro, disse que entendia a situação do secretário de esportes que, apesar de comandar uma pasta importante, não possui condições financeiras para realizar os trabalhos necessários.
 
Questionado sobre a possibilidade de repassar recursos da Câmara para a Secretaria de Esportes, Waldair  enfatizou que a legislação federal não permite tal procedimento. Ele explicou que os recursos são devolvidos ao Executivo e que a Câmara não pode determinar a sua utilização. Disse que somente é possível conversar com o Sr. Prefeito e sugerir que parte dos recursos sejam repassados para a Secretaria de Esportes. “A decisão de repassar os recursos ou não é exclusiva do Sr. Prefeito”, explicou.
 
Cumprimentado pelo apresentador do programa por ter comparecido a uma partida de futebol em benefício da APAE, Waldair disse que procura participar de todos os eventos para os quais é convidado. “Sou muito voltado para o esporte, apesar de não ter sido jogador de futebol. Mas quando se trata de promover a inclusão, é preciso participar e apoiar”, frisou.
 
Durante o programa, foram discutidas as dificuldades por que passam as equipes amadoras de futebol, especialmente o Esporte Clube Ribeiro Junqueira. Waldair reconheceu grandiosidade da marca RJ e frisou que o maior problema do clube é financeiro, já que Leopoldina possui bons atletas e o trabalho feito no clube é muito bom. “É preciso verificar a documentação do Ribeiro Junqueira para tentar pleitear uma verba do Governo do Estado”, sugeriu.
 
Perguntado sobre a situação das crianças residentes nos bairros e que estão carentes da prática de esportes, o parlamentar afirmou que falta incentivo do município em oferecer um espaço adequado para que as crianças possam praticar esportes. Ele comentou sobre a intervenção do Legislativo em relação à falta de conservação das quadras de esportes e informou que já havia encaminhado um requerimento à Prefeitura cobrando solução a respeito da quadra de esportes do Bairro Seminário que estava muito danificada. Waldair acrescentou que todos os vereadores têm essa mesma preocupação e que cada um pede para a quadra de seu bairro. Disse que cerca de 98% das quadras estão danificadas. “Como resposta, recebemos sempre a justificativa de que não há recursos disponíveis”, comentou.
Questionado sobre o pedido dos moradores do Bairro Vale do Sol para a implantação de uma academia ao ar livre, Waldair lembrou que o vereador Elvécio de Souza Barbosa já encaminhou ao Executivo uma indicação neste sentido. Ele informou que não é permitido ao vereador adquirir uma academia para instalar em determinado bairro. “O papel do vereador é encaminhar o pedido dos moradores ao Prefeito para que o governo providencie o atendimento e isso já foi feito”, afirmou. 
 
O programa também discorreu sobre o mau uso da população na Praça Félix Martins, com equipamentos quebrados da academia, uso indevido de bicicletas, colocando em risco a vida de pessoas, e falta de vigia. Waldair admitiu que a reforma da praça foi importante para resgatar um cartão postal da cidade, que estava abandonada e mal frequentada. Disse que a reclamação da falta de fiscalização pode ser resolvida através de uma indicação ao Sr. Prefeito. Ele reconheceu que o número de funcionários para exercer essa função fiscalizadora é limitado, mas ponderou que a praça precisa de um melhor cuidado, pois é uma verdadeira área de lazer.
 
Ao final da entrevista, o tema audiência pública sobre o esporte leopoldinense foi retomado. Waldair anunciou que, assim que voltar o período de reuniões ordinárias, vai agendar a realização do evento. Segundo ele, a audiência pública alcançará um enorme sucesso, principalmente com a participação da imprensa esportiva e de todos os segmentos envolvidos, com a finalidade de colher dados, informações e sugestões para a formatação de um grande projeto de incentivo ao esporte.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »