25/02/2019 às 08h38min - Atualizada em 25/02/2019 às 08h38min

Festa do Imigrante Italiano pode ampliar sua programação no próximo ano

O evento já está em sua segunda edição e reúne toda a população que admira a cultura italiana e, principalmente, sua culinária.

João Gabriel B. Meneghite
A Festa do Imigrante Italiano revela o carinho dos descendentes com seus antepassados, que tiveram uma vida muito sofrida na Itália. Muitos passavam fome e conviveram com a pobreza, saindo de sua terra amada, deixando parte da família, em busca de um sonho no Brasil.
 
O município de Leopoldina recebeu muitos italianos, sendo formadas colônias para abrigá-los. A mais conhecida delas é a Colônia Agrícola da Constança, localizada na região da Boa Sorte e nas proximidades do distrito de Tebas, onde existiram muitos lotes para os imigrantes trabalharem na lavoura e sustentar suas famílias.
 
Não existe uma pesquisa com métodos quantitativos sobre o número de descendentes em Leopoldina, mas, acredita-se que mais de 40% da população tenha “sangue italiano”.  Por isso, foi criada uma festa para lembrar o legado e a contribuição que os colonos tiveram para o município.
 
O evento já está em sua segunda edição e reúne toda a população que admira a cultura italiana e, principalmente, sua culinária.  A programação deste ano contou com apresentações musicais, de dança, exibição de documentário, caminhada, passeio ciclístico, exposição de carros antigos e um festival gastronômico. Foram quatro dias de festa, entre os dias 21 e 24 de fevereiro.
 
A Associação Comercial (ACIL) é a instituição que organiza as festividades. Ela representa diversos segmentos do comércio, indústria, agropecuária e serviços do município de Leopoldina.  O presidente Jairo Seoldo comentou que a iniciativa tem o objetivo de promover o turismo de eventos, estimulando a economia local.  Ele destacou ainda que, no meio empresarial da cidade, há um número expressivo de filhos, netos e bisnetos de imigrantes.
 
São parceiros da ACIL para realização do evento: Secretaria de Cultura de Leopoldina e a Agropete – Associação Agropecuária de Tebas.
 
Esse tipo de festa é tradicional nas regiões do Brasil que receberam imigrantes, sendo algumas muito famosas, como a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, muito popular na região e aos poucos ganhou fama pelo Brasil todo, atraindo turistas durante o período em que acontece.
 
Em Belo Horizonte é realizada anualmente a Festa Tradicional Italiana. Lá, é preciso fechar uma das principais avenidas da cidade para comportar tanta gente.
 
Em Leopoldina, os organizadores buscam a interação com potenciais parceiros para o crescimento da festa, dividindo tarefas e unindo a comunidade para que, no futuro, seja uma grande atração.
 
Os diretores da ACIL pretendem se reunir para fazerem uma avaliação do evento, mas já comentam nos bastidores uma possível ampliação na programação da festa, com objetivo de atrair turistas para Leopoldina.
 
A abertura

 
21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874, marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil, considerada a maior nação com raízes italianas em todo o mundo.
 
Foi realizado na manhã de quinta-feira, 21 de fevereiro, no Ginásio Leopoldinense, um ato cívico, marcando a abertura oficial da II Festa do Imigrante Italiano

 
Centro Cultural recebe grande público para exibição de documentário sobre Imigrantes Italianos
 
Foi lançado oficialmente na sexta-feira, 22 de fevereiro, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, os primeiros episódios do documentário ‘Imigrantes Italianos – a trajetória dos colonos que viveram em Leopoldina’.
 
A produção é do jornal Leopoldinense. Trata-se de uma série documental baseada nas pesquisas de Nilza Cantoni e José Luiz Machado Rodrigues, colunistas do periódico onde são publicados artigos sobre o tema há mais de 15 anos.  (Clique aqui para assistir o documentário)

 
Comidas típicas da Itália foram servidas em restaurantes de Leopoldina
 
Vários restaurantes credenciados pela ACIL - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina serviram comidas típicas da Itália durante os quatro dias de festa. Nos cardápios constavam os seguintes pratos: Insalata Caprese, Gnocchi 4 Formaggi, Affogato; Ravioli ao molho de manjericão e tomates secos; Pão Italiano e Trilogia Crostini – pão italiano recheado com filé mignon ao molho gorgonzola, torradas baguete, pão italiano com camarão, filé e molho siciliano.
 
Grupo de dança folclórica italiana fez apresentações em Leopoldina
 
O Tarantollato, considerado um dos mais tradicionais grupos de dança folclórica italiana, marcou presença em Leopoldina. Com sede na Casa D’Itália, em Juiz de Fora, os integrantes fazem apresentações representando camponeses da Calábria, com seus vestuários típicos de imigrantes que vieram para o Brasil.
 
A primeira apresentação aconteceu na noite de 23 de fevereiro, na Praça Felix Martins. O Coral do Conservatório de Música Lia Salgado cantou clássicos de músicas italianas. A segunda apresentação do Grupo Tarantollato ocorreu no dia 24 de fevereiro, no Festival de Macarronada de Tebas.

 
Jornada do imigrante e Festival de Macarronada.
 
Muitos desconhecem a história da Colônia Agrícola da Constança, onde os imigrantes italianos viveram e criaram as suas famílias. Os lotes ficam localizados na região da Boa Sorte, conhecido como ‘Caminho do Imigrante’, que tem inicio na Igreja Santo Antônio de Pádua (Igrejinha da Onça), seguindo pela estrada da Boa Sorte até o distrito de Tebas.

Até os dias atuais, muitos descendentes de italianos vivem naquela localidade. Com a Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina, muitos que ainda não conhecem a história, tiveram a oportunidade de ver de perto os locais onde viveram os colonos.
 
A caminhada aconteceu no dia 24 de fevereiro, saindo da Igrejinha da Onça até a Praça Joaquim Barbosa de Miranda, no distrito de Tebas, em Leopoldina.
 
Além disso, um grupo de ciclistas também fez o percurso. Posteriormente, houve o encerramento da festa em Tebas, com o Festival de Macarronada, Exposição de Veículos Antigos e apresentação do Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantollato.





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »