08/04/2019 às 15h02min - Atualizada em 08/04/2019 às 15h02min

Vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril e vai até 31 de maio

Confira abaixo os locais e horários de vacinação em Leopoldina, na zona rural e nos distritos.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Confira no texto os locais e horários de vacinação no Município de Leopoldina
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira, 10 de abril e termina no dia 31 de maio, uma sexta-feira. O Dia ‘D’ será no sábado, dia 4 de maio.

A informação é de Maria Luiza Junqueira, Responsável Técnica de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina. Segundo ela, a imunização nesta primeira fase, vai priorizar crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Para pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mantém-se a indicação da necessidade da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas, mantém-se a indicação da apresentação da declaração devidamente assinada pelo Diretor da escola.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério da Saúde, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

Os locais e horários de vacinação no Município de Leopoldina

De acordo com Maria Luíza Junqueira, as Unidades de Saúde do município com sala de vacina que estarão abertas para vacinação dos grupos prioritários. (ESF Bela Vista II; ESF São Cristóvão; ESF Pirineus; ESF Seminário; ESF Bandeirantes; ESF Quinta Residência; ESF Tebas/Piacatuba; ESF Providência/Abaíba; ESF Ribeiro Junqueira; Polo de Saúde Agostinho Pestana).

Os horários de funcionamento:- Unidades de Saúde da família: segunda-feira de 08:00h às 19:30h e de Terça à Sexta das 8:00h às 15:30h. No Polo de Saúde Agostinho Pestana: de segunda à sexta das 08:00h às 17:30h.

Com informações da Agência Brasil e Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »