05/06/2019 às 18h20min - Atualizada em 05/06/2019 às 18h20min

Distrito de Ribeiro Junqueira

Pesquisa de João Gabriel Baia Meneghite com revisão de Luciano Baia Meneghite, Luiz Otávio Meneghite e Nilza Cantoni
Fotografia: João Gabriel Baía Meneghite - 2019
O distrito de Ribeiro Junqueira fica a 16 quilômetros da sede do município de Leopoldina e o seu acesso se dá pela rodovia BR-116, seguindo por uma rua pavimentada até o distrito. Existem rotas alternativas, a exemplo da rodovia MG-454, que faz ligação com o município de Recreio, além de outras estradas vicinais.

O distrito foi criado em 1878 como Campo Limpo, mas foi alterado o nome em 1948 para homenagear o Senador José Monteiro Ribeiro Junqueira. A sua estação de trem foi inaugurada em 1874, com grande capacidade para estocar a produção de café dos agropecuaristas. No local, existiu uma agência alfandegária, onde eram inspecionadas as mercadorias a serem exportadas para a província do Rio de Janeiro.

A região é composta de muitas propriedades rurais que produzem leite, fornecidos para a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade. Um dos eventos tradicionais realizados no distrito é o Concurso Leiteiro, onde também são realizadas muitas atrações musicais.

No futebol, teve equipes competitivas e formou jogadores de destaque no cenário nacional. O mais conhecido deles é Adevaldo Virgílio Neto, que jogou no Botafogo e foi campeão dos jogos Pan-americanos com a Seleção Brasileira, em 1963, em Tóquio, no Japão. Outro destaque no futebol foi Anselmo Almeida, que jogou na Copa Libertadores das Américas pelo ‘Independiente de Medellín’.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »