03/07/2019 às 09h40min - Atualizada em 03/07/2019 às 09h40min

Estudo de leopoldinense analisa trabalho de cirurgiões-dentistas

Da esquerda para a direita: professora Isabel Cristina Gonçalves Leite, professora Beatriz Francisco Farah, Paula Gouvêa Franco e professor Carlos Botazzo (foto: arquivo pessoal)
 

Com o interesse em compreender e analisar o processo de trabalho do cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da microrregião de saúde Cataguases/Leopoldina – MG, Paula Gouvêa Franco desenvolveu sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva(PPgSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Profissional da área há 11 anos, ela se interessou em analisar se a prática cotidiana do grupo estudado compreendia a integralidade da assistência.

Paula explica que a Estratégia da Saúde da Família incorpora os princípios do SUS, e um dos doutrinários é a integralidade, “que diz respeito à condição integral da compreensão do ser humano, sendo ela entendida tanto nos serviços quanto nas ações de saúde”.

No percurso da pesquisa, a dentista realizou entrevistas individuais com os profissionais e ainda fez uso de um diário no qual anotou todas as informações consideradas relevantes durante o trabalho de campo. Com essas técnicas de observação e de coleta de dados, Paula percebeu que a maioria dos cirurgiões-dentistas entendem a integralidade no sentido das práticas profissionais. Segundo ela, os dentistas relatam a visão do paciente como um todo, além de mostrarem compreensão do processo saúde-doença dos indivíduos, bem como de suas necessidades.

A professora orientadora, Beatriz Francisco Farah, ressalta que o estudo traz uma contribuição importante para a formação dos futuros profissionais de odontologia: “a pesquisa relata as vicissitudes enfrentadas no cotidiano destes profissionais, servindo de indutor de mudanças nos currículos, pois os enfrentamentos no exercício da prática vão além dos conhecimentos adquiridos na formação de graduação.”

Contatos:
Paula Gouvêa Franco (mestranda)
[email protected]

Beatriz Francisco Farah (orientadora – UFJF)
[email protected]

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Beatriz Francisco Farah (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite – (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Botazzo – (USP)

Outras informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Fonte: UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »