09/07/2019 às 19h45min - Atualizada em 09/07/2019 às 19h45min

Assistência Social de Leopoldina intensifica atendimento à população de rua no período do inverno.

Muitas pessoas atualmente nesta situação vem fazendo uso abusivo de drogas e devido ao efeito das mesmas não percebem as baixas temperaturas.

O Abrigo Municipal está situado à Praça do Rosário nº 28
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

No período do inverno a preocupação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina com as pessoas em situação de rua aumenta, devido às necessidades básicas humanas de abrigo e proteção. Muitas pessoas atualmente nesta situação vem fazendo uso abusivo de drogas e devido ao efeito das mesmas não percebem as baixas temperaturas.

As ações especializadas para atendimento das Pessoas em Situação de Rua são ofertadas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, através do Serviço de Abordagem Social. Este trabalho é ofertado diretamente ao cidadão que se encontra em situação de rua, ou utilizando as ruas como moradia (temporária, por vários motivos), através do contato direto com estas pessoas, apresentando a possibilidade da saída das ruas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza um veículo para facilitar a abordagem por técnico especializado, todos os dias da semana nos turnos diurno e noturno. Esta intervenção acontece visando proporcionar encaminhamento individual para os demais serviços da Rede Sócio Assistencial, proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares (retorno para convívio familiar e cidade de origem) e a construção de novos projetos de vida. Essa atuação em Rede Sócio Assistencial conta com parcerias importantes de entidades filantrópicas que oferecem alimentação, e condições para que essas pessoas possam realizar a higiene pessoal sendo elas o Centro Espírita Amor ao Próximo e Os Pequeninos de Jesus.

Todas as atividades e serviços ofertados pela Política Municipal de Assistência Social às Pessoas em Situação de Rua é desenvolvido e apoiado em legislação específica da Assistência Social e nos Códigos Civis, para dar eficácia aos direitos fundamentais respeitando o direito de escolha e decisão dos cidadãos.

Neste período de inverno, foram intensificadas as Abordagens com a presença de mais Técnicos Especializados atuando nas ruas, visando ampliar a oferta em forma de abrigo e proteção que já existe na Casa do Cidadão, Abrigo Municipal para Pessoas em Situação de Rua.

O Abrigo Municipal está situado à Praça do Rosário nº 28, em funcionamento 24 horas por dia. Neste local é garantido às Pessoas em Situação de Rua acolhida, alimentação, higiene pessoal, guarda de pertences e pernoite.

Com baixas temperaturas as Pessoas em Situação de Rua ficam mais expostas e vulneráveis, e o que preocupa aos Técnicos, é o fato destas pessoas estarem muitas vezes sob o efeito de drogas e àlcool e não aderirem à oferta de abrigo.

 
Qualquer cidadão pode oferecer este serviço às Pessoas em Situação de Rua e encaminharem os mesmos à Casa do Cidadão. O que na maioria das vezes é mais importante do que dar “algum dinheiro”, ou “algum objeto”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »