31/07/2019 às 18h21min - Atualizada em 31/07/2019 às 18h21min

Diretor da Regional de Saúde de Leopoldina se mantém no cargo após aprovação no Transforma Minas

Renan teve apoio de todos os prefeitos e secretários de Saúde dos 15 municípios, que manifestaram expressamente pela concordância na sua permanência na função.

Oberdan Moreira Rocha
Renan Guimarães de Oliveira, Gerente Regional de Saúde de Leopoldina
Renan Guimarães de Oliveira foi confirmado como gerente Regional da Saúde em Leopoldina, após aprovação no Processo Seletivo do Transforma Minas, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais. Ele participou da solenidade oficial de apresentação em Belo Horizonte, nesta terça-feira (30/07), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva e do governador do Estado, Romeu Zema.
 
Renan é servidor do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na função de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) desde agosto de 2008. Na SES-MG ele já atuou como referência Técnica no Núcleo de Regulação e Núcleo de Redes de Atenção, assumindo a coordenação do Núcleo de Regulação por três anos.
 
Desde janeiro de 2019, está à frente da Regional de Saúde de Leopoldina. Antes de ser convidado para assumir o comando gerencial da Regional, Renan administrou a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, o maior município da respectiva Região de Saúde Assistencial, mediante cessão da SES/MG, por meio do convênio de Cooperação Técnica 029/2018.
 
A experiência acumulada em “Planejamento e Gestão” é reforçada com uma sólida base acadêmica de conhecimentos na área da Saúde Pública. Graduado em Fisioterapia, possuipós-graduação em três especializações: Saúde Pública; Gestão da Clínica na APS e Gestão Microregional de Saúde.
 
Renan é mestre em Saúde Coletiva pela UFJF e doutorando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva na UFRJ. Desde 2015,é professor da Universidade Sudamérica,no município de Cataguases, nos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, compondo ainda o Núcleo Docente Estruturante da instituição.
 
Autor de vários artigos publicados em periódicos de Saúde Pública, é autor do Livro: “Judicialização da Saúde: O Reflexo Municipal” (Editora Multifoco). Renan disse sentir-se muito feliz com esse reconhecimento vindo pelo processo seletivo do Transforma Minas e expressa sua expectativa para esse novo período. “Pretendo, por  meio do trabalho incessante, planejado e mobilizador, melhorar o acesso aos serviços de saúde para os usuários. É também meu objetivo ampliar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, reforçar e reorganizaras Redes de Atenção e Cuidados Locoregionais e aumentara interação, a conectividade e as parcerias com todos os atores que trabalham a Saúde na Região da GRS Leopoldina”, frisou.
 
Renan teve ainda apoio de todos os prefeitos e secretários Municipais de Saúde dos 15 municípios, que manifestaram expressamente ao Governo do Estado pela concordância na sua permanência na atual função.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »