28/08/2019 às 10h51min - Atualizada em 28/08/2019 às 10h51min

Waldair Costa valoriza alunos da APAE através de iniciativas de inclusão no Parlamento Jovem

Cerca de 10 alunos participaram das oficinas temáticas, debateram os temas, colaboraram na elaboração do diagnóstico local, além de participarem das votações das propostas do Parlamento Jovem.

Entre as novidades apresentadas na edição atual do Parlamento Jovem em Leopoldina destaca-se a participação dos alunos da APAE. O convite foi uma iniciativa do Presidente da Câmara Municipal, Waldair Barbosa Costa. “A luta pela inclusão e igualdade de direitos das pessoas com necessidades especiais merece ser lembrada e incentivada. Precisamos conscientizar toda sociedade das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições dessas pessoas”, salientou o vereador.
 
Sob a orientação da monitora Vânia Bittencourt Azevedo, cerca de 10 alunos participaram das oficinas temáticas, debateram os temas, colaboraram na elaboração do diagnóstico local, além de participarem das votações das propostas.
 
Vânia Bittencourt Azevedo emocionou-se ao afirmar que, ao longo dos anos, buscava por uma iniciativa concreta de inclusão como a que foi realizada pela Câmara Municipal. Ela reconheceu a importância das relações estabelecidas durante os eventos do PJ. “Construindo diálogos no cotidiano, a gente vai levando nossos sonhos e labutas. Tivemos a honra de sermos incluídos no PJ e nossos alunos levarão para sempre este aprendizado”, frisou.
 
Segundo Waldair Barbosa Costa, a inclusão da APAE no Parlamento Jovem significou a eliminação de barreiras que impedem que todos aprendam juntos com plena participação. “Nos dias atuais, não se pode aceitar que uma pessoa seja excluída apenas por representar algum tipo de dificuldade. Ao trazer a APAE para o PJ, contribuímos para a desconstrução de preconceitos”, acrescentou.
 
E os resultados dessa iniciativa inédita da Câmara Municipal já começaram a aparecer. Recentemente, a Coordenação Municipal do PJ foi informada que a equipe da Coordenação Estadual considerou a iniciativa local com um gesto importante de inclusão e que pretende divulgá-lo em todo o Estado.
 
Durante o desfile comemorativo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, ocorrido no dia 21 de agosto, esteve presente uma representação dos estudantes do Parlamento Jovem, acompanhados pelo Presidente da Câmara, Waldair Barbosa Costa, e a Coordenadora Municipal, Camila Andrade. Na passeata, ficou nítido o quanto o empenho do Presidente da Câmara de incluir a APAE no PJ estava em consonância com o tema do evento Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”.


 
Essa iniciativa, pautada no aspecto fraterno e solidário, em busca de uma sociedade inclusiva, demonstrou que as atitudes precisam ser tomadas por aqueles que conseguem viabilizar caminhos em prol da inclusão. “Caminhar passo a passo na passeata, foi apenas um gesto da longa caminhada chamada vida que temos que percorrer. Na vida, nem tudo é tão fácil quanto subir a barão de Cotegipe comemorando a inclusão; há empecilhos para todos os lados e pessoas que preferem não observar as minorias, que agregam e disseminam tanto amor ao próximo”, afirmou Waldair.
 
Durante as atividades do PJ e também no decorrer do desfile, foi perceptível a felicidade dos alunos, demonstrando que a limitação muitas vezes é imposta subconscientemente pelas pessoas. “Foi um desafio adentrar neste assunto de inclusão sem saber o que esperar, porém foi contagiante perceber que o amor deles superou o medo de qualquer tipo de empecilho que poderia existir”, afirmou Camila Andrade.
 
Segundo ela, a presença dos alunos do PJ neste desfile representou um dos momentos ilustrativos mais bonitos do projeto. E acrescentou: “É preciso ressaltar a figura do Presidente da Câmara, que apresentou a ideia e deu total abertura para conseguirmos implementar esta ação no município. Poucos imaginam o marco que conseguimos firmar e os possíveis frutos que iremos colher”, concluiu a coordenadora.
 
 


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