02/09/2019 às 09h39min - Atualizada em 02/09/2019 às 09h39min

Alunos do Polivalente fazem estudos da história local através de matérias de jornal

A Intervenção Pedagógica foi feita trabalhando a história local do município de Leopoldina através da fonte escrita ‘Jornal Leopoldinense’.

Eloisa Soares Portugal (*)
Utilizando edições aleatórias do primeiro semestre de 2019 das publicações do referido periódico, os alunos do 8° ano da Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho foram instigados a escolher algum registro referente ao passado de sua cidade para ser trabalhado.

Divididos em quatro equipes, os estudantes deveriam, após leitura da notícia, extrair informações do acontecido como a época em que ocorreu e o contexto histórico em questão.   
                               
Destaque para o grupo que trabalhou o artigo do professor Rodolfo sobre a atuação do pioneiro médico sanitarista Irineu Lisboa na região. Sua trajetória na medicina preventiva despertou o interesse das crianças, que se encantaram ao constatar que o ‘Doutor das Latinhas’ e doenças como a Febre Amarela viraram temas de carros alegóricos do Carnaval de 1931, com a finalidade de conscientização da população acerca da importância da prevenção.       
                       
Outra notícia que envolveu os alunos foi sobre a chegada do trem e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico de Leopoldina e arredores a partir de então.     
   
Cartazes foram feitos com informações e ilustrações extraídas do jornal.






(*) Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho ( Polivalente)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »