29/10/2019 às 16h04min - Atualizada em 29/10/2019 às 16h04min

Energisa alerta para mudança de bandeira na conta de luz em novembro

A bandeira tarifária que está na cor amarela, passará para vermelha patamar 1 cujo valor cobrado será de R$ 4,16 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

No último dia 25/10/2019, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a taxa cobrada na conta de luz sofrerá alteração no mês de novembro, passando para bandeira vermelha patamar 1.

Ainda, segundo a Aneel, a justificativa é que o mês de novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas onde estão situadas as grandes hidrelétricas, mas o regime de chuvas regulares nessas regiões está significativamente abaixo do esperado. Isso repercute diretamente na capacidade de produção de energia, elevando os custos relacionados à produção de energia.

O valor cobrado na conta de luz referente à bandeira tarifária é recolhido pelas concessionárias de energia e repassado integralmente às fontes geradoras do País.

Assim, é importante relembrar que estamos em um período em que as temperaturas aumentam muito. E a Energisa reforça a necessidade do consumo consciente e da importância de se economizar energia nesse período, evitando variações significativas no valor da conta. Confira algumas dicas:

o   Ar-condicionado: os filtros devem ser lavados no mínimo pelo menos uma vez por mês, bem como passar por manutenções regulares. Portas e janelas devem estar sempre fechadas quando o ar estiver ligado.

o   Ventiladores: o ventilador refresca porque movimenta o ar, mas não reduz a temperatura do ambiente. Por isso, só deve permanecer ligado quando tiver pessoas no ambiente onde está sendo usado.

o   Geladeiras e freezers: devem ficar, preferencialmente, o mais longe possível do fogão e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições, para o ar frio não escapar. Prateleiras devem ficar sem forros e é necessário evitar o abre e fecha. Avalie se o uso do freezer é realmente necessário neste período. 

o   Iluminação: quanto mais luz natural, melhor. Lâmpadas fluorescentes ou LED são as mais econômicas.

o   Aparelhos em stand-by:  sempre que possível desligue os aparelhos diretamente na fonte (botões ou tomadas). Luzes indicativas acesas significam desperdício de energia. O mesmo vale para relógios que ficam piscando.

o   Ferro de passar roupa: quanto mais roupa acumulada, melhor. Peças grandes, como lençóis e toalhas, podem ser esticadas por baixo das demais na hora de passar. Com isso, o trabalho de passar será mais fácil, rápido e econômico.

o   Chuveiro: priorize a posição ‘Verão’.

O site www.energisa.com.br tem outras dicas de economia e também um simulador de consumo que permite estimar o custo em reais de cada equipamento, dependendo da potência e do período utilizada.

 Fonte: https://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa

Enviado pela Assessoria de Comunicação Social da Energisa
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »