30/11/2019 às 19h05min - Atualizada em 02/12/2019 às 16h57min

Câmara de Leopoldina fará cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem de Minas 2019

Evento está marcado para acontecer no dia 05 de dezembro, às 19:00 horas, no Salão Nobre Serginho do Rock

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Saudação do Presidente Waldair aos estudantes do PJ no início do ano
O Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Vereador Waldair Barbosa Costa, assina convite para a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem 2019, no dia 05 de dezembro, às 19:00 horas, no Salão Nobre Serginho do Rock.

Em 2019 o Parlamento Jovem de Minas fez 16 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Em 2019 o tema escolhido foi ‘Discriminação Étnico-Racial’.

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras, entre as quais a Câmara Municipal de Leopoldina.

Em 2020 evento terá como  tema ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’

Os subtemas do Parlamento Jovem 2020 que vão orientar os estudos e debates são:
  • Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade
  • Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico
  • Recursos hídricos e saneamento básico
Os objetivos do Parlamento Jovem Minas
  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade. 
  • (Com informações da Câmara Municipal de Leopoldina e Assembléia Legislativa de Minas Gerais)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »