20/12/2019 às 06h33min - Atualizada em 20/12/2019 às 06h33min

ACIL faz balanço das atividades desenvolvidas durante o ano de 2019

João Gabriel B. Meneghite
Jairo Seoldo sendo homenageado pela diretoria da ACIL. O vice-presidente José Eduardo de Almeida Resende entregou a placa de homenagem.
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL) promoveu um encontro de confraternização com os seus associados na noite do dia 13 de dezembro de 2019, no Centro de Convenções Brahim Elias Sleiman, no Edifício Rubem Duarte, sede da entidade.

O presidente Jairo Seoldo apresentou as ações promovidas durante o ano, destacando os esforços de todos os parceiros para lograr êxito com as atividades. Ele assumiu o comando da entidade no final do ano de 2016 e deixará o cargo após a posse da nova diretoria que será eleita no dia 19 de dezembro de 2019.

Em seu discurso comentou que fez o possível e aprendeu muito durante esse período, compartilhando ideias e projetos com sua diretoria. Disse que com o avanço da tecnologia, os consumidores mudaram seus hábitos e comportamentos, sendo muito ativo em suas decisões - surgindo daí o ‘Consumidor 4.0’.  

“A ACIL vem trabalhando, trazendo palestras e cursos para acompanhar de perto as novidades. Não podemos perder oportunidades, buscando a capacitação e entender que o novo é inevitável”.

Falou sobre o desenvolvimento empresarial no mundo moderno, para se manter firme no mercado. Também destacou a importância das parcerias, citando a rede de compras compartilhadas, divisão de informações, entre outras que estão ocorrendo no campo digital.

O empresário Luís Cláudio Bastos Moura comentou que este foi um ano desafiador para as empresas e acredita que o próximo será próspero. Sobre o encerramento do triênio, destacou o papel que Jairo Seoldo e sua diretoria exerceram na condução dos trabalhos, com muita dedicação, comprometimento, seriedade e honestidade.

O vice-presidente da ACIL José Eduardo de Almeida Resende destacou a importância do trabalho dinâmico de Jairo, que conseguiu conciliar os momentos em família, de presidente da ACIL e gestor de sua empresa. “O dia à dia é muito difícil e você combateu o bom combate”. José Eduardo ficou encarregado de preparar uma homenagem surpresa ao atual presidente, destacando a sua garra à frente da entidade em busca de uma sociedade melhor.

Confira as principais ações da Associação Comercial em 2019
 
1 - Fevereiro

1.1- Início da Oficina do Futuro:A integração e articulação dos diversos atores de nossa sociedade para uma mobilização que vise trilhar caminhos para o progresso, foi uma das principais bandeiras levantadas pela equipe multidisciplinar da ‘Oficina do Futuro’, programa do SEBRAE em parceria com a ACIL. No primeiro momento, foram coletados indicadores econômicos para identificar os desafios para Leopoldina crescer.

 
1.2 - Festa do Imigrante Italiano: A ACIL representa diversos segmentos e vislumbra com o turismo de eventos mais um atrativo para economia local. Leopoldina é considerado um município com grande número de descendentes italianos, tendo em vista que, no passado, foram formadas colônias que receberam os imigrantes. A exemplo das grandes festas do gênero realizadas em todo o país, a diretoria da ACIL confia no potencial do turismo que esse tipo de festa proporciona. Com isso, realizou a segunda edição da Festa do Imigrante Italiano.

 
2 - Abril

2.1 - Café Empresarial da ACIL: Esse evento discutiu o papel do CEFET-MG, Campus Leopoldina, no desenvolvimento local e regional. O objetivo foi apresentar os caminhos e possibilidades de parceria com o setor produtivo para o desenvolvimento de ações que visem alcançar o crescimento, colocando o Cefet Leopoldina como referência em tecnologia e prestação de serviços para a região.

 
2.2 – Apoio ao Encontro Nacional de Motociclistas (Motorock): Estudos apontam que em apenas dois dias de evento houve uma injeção de capital no município de Leopoldina de R$787.500,00. Foram mais de 1000 turistas registrados no primeiro dia e 2.500 no segundo, movimentando a economia local. Cientes da importância deste evento, a ACIL participa e apoia a iniciativa.

 
3 - Maio

3.1 - Encerramento da Oficina do Futuro: Vários encontros fizeram parte de sua programação. A culminância do projeto reuniu diversos atores da sociedade para apresentação das ações para o setor produtivo, turismo, educação, agronegócio e Poder Público, englobando os setores de tecnologia e sustentabilidade.

 
4 - Junho

4.1 - Apoio a Expoleo: A Exposição Agropecuária de Leopoldina é o segundo evento mais antigo do gênero no Estado de Minas Gerais, mostrando a importância do agronegócio para a economia local. Trata-se de um evento que a ACIL apoia e participa de sua programação.

4.2 – Publicação do Calendário de eventos: Reconhecendo a importância de se fomentar o turismo em Leopoldina, a ACIL publicou uma pequena cartilha elencando os principais eventos existentes em Leopoldina, distribuindo em pontos estratégicos para informar aos visitantes o cronograma anual.
 
5 - Julho

5.1 - Fórum de Turismo: Com a realização da ‘Oficina do Futuro’, que reuniu durante quatro meses uma equipe multidisciplinar para identificar e refletir sobre os potenciais do município, surge o 1º Fórum de Turismo, de Leopoldina, que busca desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo para explorar com planejamento e articulação o turismo no município.


6 - Agosto

6.1 - Reunião das Associações Comerciais Regionais: Leopoldina participa da mobilização e união regional das associações comerciais, com participação do Sebrae, Federaminas, BDMG, sendo discutidos projetos e desenvolvimentos de cursos.

 
7 - Setembro

7.1 - Campanha Outleo: Criada pela ACIL a campanha de descontos nas lojas parceiras ajuda a movimentar o comércio, além de promover ações de marketing nas mídias digitais, promovendo sorteios e divulgando os negócios locais. 5 a 6 de setembro.

7.2 – I Seminário Regional de Turismo do Circuito Serras e Cachoeiras: A ACIL foi uma das parceiras do evento que visa estimular o associativismo para a cooperação dos municípios que integram o circuito, para que haja um avanço no diálogo e definição de novas perspectivas para o turismo regional.


8 - Outubro

8.1 - Visita técnica ao município de Venda Nova do Imigrante: Pelo fato da ACIL organizar a Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina e também pelo município do interior do Estado do Espírito Santo ser uma referência nacional na realização desse tipo de festa, o presidente da ACIL Jairo Seoldo participou  das festividades para se inteirar mais sobre o assunto, buscando novidades na capital nacional do agroturismo.


8.2 - Participação III Forum de Desenvolvimento de Leopoldina: Apoia esse evento pela aproximação da academia com o setor produtivo. Tem o  objetivo de criar subsídios necessários para que todos os atores envolvidos no Ecossistema (dirigentes, empresários, acadêmicos e sociedade civil em geral) se apropriem das ideias apresentadas por especialistas.


8. 3 Palestra sobre LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Em virtude da lei nº 13.709 sobre LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entra em vigor a partir de agosto de 2020, a ACIL trouxe a Leopoldina especialistas em segurança da informação para orientar os seus associados sobre a nova legislação que entre em vigência à partir de agosto de 2020.

 
9 - Novembro

9.1 –Palestra sobre Inovação - A revolução silenciosa do varejo moderno.
O uso das tecnologias é uma oportunidade para as transformações das empresas. Pensando nisso, a ACIL, o SEBRAE e o SICOOB Credimata promoveram em Leopoldina uma palestra sobre a temática, com Andrea Salermo Miguel, que abordou assuntos como: O comportamento do consumidor 4.0; Os desafios do varejo frente a transformação digital; E-commerce X Varejo Físico; As tecnologias que impactarão o varejo no futuro; O que fazer hoje para inserir a empresa no mundo digital.

 
10 - Dezembro

10.1 - Árvore de Natal: O período de Natal marca o nascimento de Jesus Cristo. É também um período movimentado para o comércio e a população. Com isso a ACIL, como forma preservar esse momento, montou uma grande árvore de natal e uma casa do Papai Noel na Praça Felix Martins, centro da cidade.

10.2 Carreta Gastronômica:  A ACIL, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal e o SENAC Minas trouxeram a Leopoldina a ‘Carreta Escola Gastronomia’, que ficou estacionada durante uma semana em frente a sede da ACIL, ofertando cursos ao profissionais do segmento de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes, açougues e padarias a qualificação e aperfeiçoamento técnico, contribuindo com a melhoria da oferta de produtos e prestação de serviços no município, visando atender à demanda local de turismo, lazer e eventos. Estiveram presentes em Leopoldina os instrutores do SENAC Minas José Geraldo Nogueira, que ministrou palestra sobre ‘Desenvolvimento de Lideranças’; Luiz Antônio de Souza Dimas sobre ‘Excelência no Atendimento em Serviços de Bares e Restaurantes’;  Scheila de Freitas Silva Rosso sobre ‘Administração de Compras e Estoques: eliminando desperdícios, otimizando resultados’ e aulas práticas de gastronomia com o Chef Laudinei Tadeu do Carmo. Mais de 150 pessoas foram capacitadas.




 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »