20/01/2020 às 17h26min - Atualizada em 20/01/2020 às 17h26min

Devotos celebram São Sebastião em toda a região pertencente à Diocese de Leopoldina

As programações das paróquias são diversas, mas tem em comum a organização de novenas, procissões, missas, leilões, almoços, entre outras ações recreativas.

Fonte: Diocese de Leopoldina

O Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é celebrado anualmente pela Igreja Católica e nas cidades sob sua proteção. A Diocese de Leopoldina possui 09 paróquias e 39 comunidades que levam o nome do santo. Além disso, ele é padroeiro de 7 municípios de sua área episcopal: São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, São Geraldo, Rodeiro, Piraúba, Eugenópolis e Leopoldina.

 

A devoção da população ao mártir e Santo Cristão é expressada de diversas formas, uma delas é a preservação da tradição de celebrar o Dia de São Sebastião. As programações das paróquias são diversas, mas tem em comum a organização de novenas, procissões, missas, leilões, almoços, entre outras ações recreativas.

Em São Sebastião da Vargem Alegre, por exemplo, a programação contou ainda com apresentações musicais em praça pública. A cidade recebeu a visita no dia 18 de janeiro de 2020 do padre Antônio Maria, cantor muito conhecido em todo o Brasil.  

Festa de São Sebastião na sede de bispado.

A antiga Igreja Matriz de São Sebastião, hoje Catedral,  foi criada em 27 de abril de 1854 pela mesma lei que elevou o Distrito de São Sebastião do Feijão Cru à condição de Município de Leopoldina.

 

Para celebrar o padroeiro do município e do principal templo católico da Diocese de Leopoldina, a Paróquia Catedral de São Sebastião organizou novenas entre os dias 11 e 19 de janeiro, com temas e reflexões sobre a vida do mártir soldado.

 

Já no dia 20 de janeiro, a programação teve início às 7:00, com uma celebração de missa na Catedral presidida pelo Pe. Flávio da Silveira de Souza; Em seguida, uma carreata com a imagem do santo percorreu as principais ruas centrais da cidade até o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, onde aconteceu outra missa, dessa vez, celebrada pelo Pe. Valtenir de Lima e Silva. Almoço, leilão, barraquinhas de prendas e muita alegria também fizeram parte das festividades.

 

Enéas de Souza Guerra tem 69 anos de idade e frequenta as missas da Catedral de São Sebastião desde criança.  Hoje ele é dizimista e um dos voluntários da Igreja que ajudam nas tarefas para organização da festa. É devoto de São Sebastião e outros santos e se diz agradecido por todas as graças alcançadas.

 

Já a senhora Lina Machado tem 104 de idade e fez questão de assistir à missa de São Sebastião. Ela é devota de Santo Antônio, pois casou-se numa igreja com o mesmo nome, no Distrito de Tebas, em Leopoldina, com o militar e ex-combatente da segunda guerra mundial Walter de Paiva Brito. De certa forma, ela homenageou o saudoso marido marcando presença festa, pois, São Sebastião, é também padroeiro dos militares. Muito religiosa, assiste missas pela televisão e está ansiosa para a posse do novo bispo diocesano.

 

 

 

Homilias

Na última novena da Catedral de São Sebastião realizada no dia 19 de janeiro, com o tema São Sebastião na Glória do Céu, tendo como responsáveis pela liturgia a Adolescência Missionária Salesiana, Pastoral da Crisma e Catequese, o Pe. Flávio da Silveira de Souza falou sobre a consciência de saber quem é Jesus e a necessidade de conhecer a Palavra de Deus. Lembrou que Ele morreu por nós e trouxe a santificação para a vida eterna. Pe. Flávio citou o exemplo de São Sebastião, que soube ser fiel, não se preocupando com o sofrimento e com a morte, pois, algo maior estava reservado para ele, ou seja, a Glória do Céu que o santificou.

Na celebração realizada no dia 20 de janeiro, no parque de exposições de Leopoldina, o Pe. Valtenir de Lima e Silva, da Paróquia São José do Operário de Leopoldina, falou da alegria de celebrar o momento, pois, São Sebastião, foi um exemplo de santidade.  Portanto, é um santo popular cujo fiéis buscam interseção para a graça. Disse ainda que a coragem e disposição de São Sebastião deve ser exemplo de fé em Jesus, através do anúncio de sua palavra.

São Sebastião

 

Ele foi um mártir soldado que viveu no século III d.C e morreu porque não quis negar a sua fé em Cristo, quando sofreu pressão do imperador Diocleciano. (conheça a biografia).

Já no século IV, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, mandou construir uma basílica para abrigar o corpo de São Sebastião. Conta-se que a partir do translado de suas relíquias, uma epidemia que assolava Roma desapareceu e ele passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, fome e a guerra.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »