16/02/2020 às 10h23min - Atualizada em 16/02/2020 às 10h23min

Escola de Recreio promove capacitação em primeiros socorros em parceria com o SENAR/MG

E.E. Presidente Carlos Luz, fica localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, a aproximadamente 5 km da área urbana de Recreio

Leonardo Ribeiro da Silva (*)
No último sábado (15) a E.E. Presidente Carlos Luz, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, a aproximadamente 5 km da área urbana de Recreio, na região da zona da mata mineira, promoveu o curso de capacitação “SOS Primeiros Socorros na Escola” para os professores do colégio em parceria com o SENAR/MG, baseado na Lei Federal 13.722/2018.
 
A Lei Federal 13.722 determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas da educação básica devam ser capacitados em primeiros socorros. A legislação foi criada em 2018 em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP).
 
O curso “SOS Primeiros Socorros na Escola” com duração de 8h/aula foi ministrado pela enfermeira do SENAR, Juliana Mariano. O treinamento abordou conteúdos teóricos com atividades na prática e mostrou para os professores técnicas de como poderão atender os estudantes em casos de desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória e engasgos. De acordo com a enfermeira Juliana, o objetivo principal foi mostrar para os profissionais da escola como eles poderão prestar um socorro adequado até a chegada de uma equipe ou de um profissional da área de saúde, como por exemplo um médico, enfermeiro, Pronto-Socorro ou SAMU.
 
Ao todo foram capacitados 15 profissionais do colégio, entre eles: professores de ensino fundamental I, professores de ensino fundamental II, professores do projeto de tempo integral, professores de atendimento especial e diretor.
 
A E.E. Presidente Carlos Luz, de Conceição da Boa Vista, conta com aproximadamente 100 estudantes, nas modalidades de ensino fundamental I e II, e o projeto de tempo integral, ou seja, crianças e adolescentes com idade de 6 a 15 anos.
 
Essa foi a primeira vez que uma escola de Recreio promoveu uma capacitação em primeiros socorros, conforme exige a legislação federal. A promoção da curso contou com apoio da mobilizadora do SENAR, Simone Rios, do Sindicato Rural de Recreio.
 
(*) Site Polis Recreio
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »