13/03/2020 às 10h25min - Atualizada em 13/03/2020 às 10h25min

Waldair Costa encaminha demandas da população para atendimento pela Administração Municipal

O vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

Waldair Barbosa Costa
Waldair Barbosa Costa, atual Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, está cumprindo seu segundo mandato no Legislativo e lamenta que a população não tenha consciência das atribuições de um vereador. “Nós não temos autonomia para realizar obras, como calçamento e reformas. Uma de nossas funções é ouvir a população, entender suas demandas e repassá-las para o Prefeito”, explicou Waldair Costa.
 
Para cumprir com esse objetivo, Waldair Costa mantém constante contato com os moradores de Leopoldina, residentes nos bairros e na área rural do município. “Não sou vereador de ficar em gabinete, curtindo ar condicionado. Estou sempre nos bairros e distritos ouvindo o que a população tem a dizer, transformando suas demandas em indicações que, após serem aprovadas, são encaminhadas ao Prefeito Municipal para atendimento”, salientou o parlamentar.
 
Foi assim com a comunidade de Arraial dos Montes, cujos moradores pagam taxa de iluminação pública, mas não são beneficiados com esse serviço. Waldair Costa elaborou uma indicação solicitando ao Prefeito Municipal que seja instalada, em caráter de urgência, a iluminação pública naquela região. “É uma imoralidade o que ocorre na comunidade”, afirmou o vereador que também reivindicou que seja feita uma pavimentação na rua principal de Arraial dos Montes, pois os moradores sofrem com barro e poeira durante todo o ano.
 
Por ser um homem com raízes na área rural, Waldair Costa é constantemente procurado com reclamações sobre as condições das estradas rurais. Recentemente ele se encontrou com proprietários rurais do distrito de Providência que reclamaram das condições de uma ponte localizada ao lado da linha férrea, próximo ao Sítio Pedra Santa, saída de Providência, sentido a Trimonte. A reclamação, transformada em indicação, foi aprovada e encaminhada ao Prefeito Municipal e também ao Secretário de Agricultura.
 
“Temos de reconhecer que choveu muito nestes últimos dias. Porém, não houve um trabalho preventivo nas estradas e pontes do município. A consequência disso é constatada nas péssimas condições das estradas, comunidades praticamente ilhadas, proprietários rurais sem passagens e pontes oferecendo risco de acidentes. Neste momento, é preciso adotar medidas paliativas para minimizar o problema. Tomara que a lição tenha sido aprendida pelo Executivo no sentido de realizar um trabalho preventivo nas estradas durante todo o ano, e não apenas no período das chuvas”, frisou Waldair Costa.
 
Preocupado com a segurança e o bem-estar da população, o Presidente do Legislativo encaminhou uma indicação à Prefeitura de Leopoldina alertando sobre a necessidade de fiscalização das calçadas, notificando os responsáveis pela manutenção dos passeios, objetivando evitar acidentes com os transeuntes. Waldair Costa explicou que sua proposição está amparada na Lei Municipal nº 3.761, que obriga os proprietários de terrenos públicos ou particulares, localizados no perímetro urbano, a promoverem limpeza periódica, além de não permitir que as calçadas sejam utilizadas como depósitos de resíduos de qualquer natureza, lixo doméstico, entulho ou outro material nocivo à vizinhança e à coletividade.
 
“É preciso uma fiscalização mais efetiva, pois as calçadas estão sendo ocupadas com entulhos e diversos materiais, obstruindo a passagem e obrigando os pedestres a trafegarem pelas ruas, correndo risco de acidentes. Recebo muitas reclamações neste sentido e estou alertando a Prefeitura sobre a necessidade de intensificar as fiscalizações. É preciso manter os imóveis livres de lixo, entulhos e materiais que possam colocar em risco a integridade física das pessoas, assegurando a limpeza, capinação e desobstrução daquele espaço”, afirmou Waldair Costa.
 
Por fim, o parlamentar explicou que vem conduzindo seu mandato priorizando a análise das demandas sociais e interesses da coletividade, apresentando proposições que reivindicam benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida dos leopoldinenses. “Isso tudo sem negligenciar na fiscalização do Poder Executivo, acompanhando a administração no cumprimento da lei e na correta aplicação do dinheiro público”, finalizou Waldair Costa.
 
Publicado na edição nº 400  do Jornal Leopoldinense


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »