29/03/2020 às 12h22min - Atualizada em 30/03/2020 às 12h22min

Procon e Ministério Público recomendam à Energisa que suspenda ordens de cortes de energia

Documento oficial encaminhado à distribuidora de energia elétrica diz que a ação tem efeitos imediatos e preventivos, enquanto perdurar a situação de pandemia do COVID

Estão suspensas as ordens de serviço de cortes no fornecimento de energia elétrica dos usuários
O Procon Estadual e a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Leopoldina, em atuação conjunta com o Procon Municipal de Leopoldina, recomendaram à ENERGISA Minas Gerais Distribuidora de Energia S/A a suspensão imediata e preventiva, enquanto perdurar a situação de pandemia, das ordens de serviço de cortes no fornecimento de energia elétrica dos usuários, independentemente do motivo, objetivando a proteção da vida, saúde e segurança da população dos municípios que compõem a Comarca de Leopoldina, evitando-se a adoção de medidas judiciais notadamente a cargo do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
 
A recomendação foi feita via e-mail no dia 21 de março de 2020 à Energisa com as assinaturas do Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Sérgio Soares da Silveira e da Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Leopoldina, Thayana Moreira Botelho.
 
Fonte> Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ENERGISA


Sobre a recomendação do Procon Estadual e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Leopoldina sobre a suspensão dos cortes de energia, a Energisa esclarece que desde semana passada a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal que regula o setor, já tinha se posicionado sobre esse tema.  

A Energisa considera de extrema relevância o posicionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesse momento crítico que o país e a sociedade atravessam. Por isso, a empresa vai cumprir todas as obrigações estipuladas pelo regulador, como a de não realizar cortes em consumidores residenciais e de serviços essenciais durante os próximos 90 dias. 

Vale ressaltar que a Energisa está pronta para atender a todos os seus clientes integralmente pelo energisa.com.br, aplicativo Energisa ON, pelo WhatsApp no número (32) 98426-1352) e também pelo call center no 0800 032 0196. Todas as solicitações - inclusive as emergenciais e que eram essencialmente realizadas nas agências - poderão ser atendidas pelos nossos canais virtuais.
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