07/07/2020 às 15h53min - Atualizada em 07/07/2020 às 15h53min

Hospital de Leopoldina solicita ajuda para aquisição de um novo gerador de energia

Segundo a provedora Vera Maria do Vales Pires, o objetivo é evitar interrupções de energia elétrica que colocariam em risco a vida dos pacientes.

Vera Maria do Valle Pires, provedora da Casa de Caridade Leopoldinense(Foto arquivo GLN)
Em ofício encaminhado à Câmara Municipal de Leopoldina, a Casa de Caridade Leopoldinense solicitou aos vereadores a liberação de recursos para aquisição de um gerador de energia, além de materiais e medicamentos específicos de combate ao coronavírus.

A correspondência assinada pela provedora Vera Maria do Vale Pires foi apresentada na reunião ordinária ocorrida no dia 15 de junho. Inicialmente a representante do Hospital reconheceu que a Câmara Municipal é uma instituição parceira na defesa da saúde dos cidadãos e cidadãs de Leopoldina e região.

Para justificar a solicitação, Vera Pires salientou que o hospital foi obrigado a ampliar sua atuação para ajudar no combate à Covid-19, sem deixar desassistidos os demais pacientes que, em sua maioria, são pessoas carentes que dependem do tratamento pelo SUS para sobreviver. Além disso, a provedora destacou que, neste momento tão delicado, é preciso evitar que ainda mais vidas sejam perdidas em meio a essa pandemia.

Segundo ela, atualmente o hospital possui uma UTI com 5 leitos, exclusivos para Covid-19, 10 leitos para isolamento clínico Covid-19 e uma outra UTI com 8 leitos para pacientes com doenças diversas. Vera Pires ressaltou a necessidade de ampliação dessa estrutura com a compra de equipamentos, além de um novo gerador para evitar a interrupção de energia elétrica, levando risco aos pacientes.

Por fim, a provedora destacou que a Casa de Caridade é um hospital centenário, cuja situação financeira que já era delicada antes da pandemia se tornou grave em razão do aumento abusivo nos preços de medicamentos, insumos e aparelhos.

Durante o expediente de oradores inscritos, foram registradas manifestações de vereadores em apoio à solicitação do Hospital, ponderando que o Presidente do Legislativo estude a possibilidade de antecipar a devolução de recursos para a Prefeitura Municipal com o objetivo de adquirir um novo gerador e, assim, solucionar esse problema.

Em seguida, Waldair Barbosa Costa respondeu que a Câmara Municipal está à disposição do Hospital para ajudar no que for preciso. Especificamente sobre a solicitação apresentada, afirmou que não vê problemas de repassar os recursos necessários para a aquisição do gerador, mas enfatizou ser preciso haver um entendimento entre a Prefeitura e a Casa de Caridade Leopoldinense.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »