09/07/2020 às 11h40min - Atualizada em 09/07/2020 às 11h40min

Queimadas provocam prejuízos à natureza, à saúde e às redes elétricas

Nos últimos 12 meses, 50 mil clientes ficaram sem energia, por causa das queimadas.

É comum queimadas por toda Leopoldina nesta época do ano. (Foto: Luciano Baía Meneghite 21-09-2019)
Com o período de seca aumentam as chances das queimadas urbanas e rurais que causam prejuízos às comunidades, colocam vidas em perigo e afetam o fornecimento de energia elétrica. 

"As queimadas próximas à rede elétrica podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco a distribuição de energia, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia, pois o calor das queimadas pode provocar ocorrências como o rompimentos de cabos e danos aos equipamentos, prejudicando o fornecimento. Nos últimos 12 meses, as ocorrências provocadas por queimadas interromperam o fornecimento de energia para mais de 50 mil clientes", explica o gerente de Operações da Energisa Minas Gerais, Anderson Rabelo.

Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, a ocorrência de queimadas provoca danos à saúde, principalmente em períodos mais secos como este. Quem sofre com doenças respiratórias, tem sua saúde abalada.  "Seja no campo ou na cidade, as pessoas devem redobrar a atenção. Orientamos o produtor rural a se informar com os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Meio Ambiente ou Sindicato Rural de sua cidade, onde poderá obter orientações sobre técnicas que substituam a necessidade de uma queimada", instrui Rabelo. 

Todos os anos as queimadas provocam grandes prejuízos, tais como empobrecimento do solo, poluição, danos às redes de eletricidade, além de acidentes rodoviários. Diante disso, ao identificar um foco de incêndio, informe o departamento de meio ambiente de seu município e o Corpo de Bombeiros. Se for próximo às redes elétricas, notifique também a Energisa Minas Gerais pelo telefone 0800 032 0196 (ligação gratuita), pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais (Facebook.com/energisa).

Fonte> Gerência de Comunicação da Energisa

Aceiro que está sendo feito por particulares em parceria com Clube de Voo Livre de Leopoldina no Morro do Cruzeiro 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 09/07/2020)


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »